Mundo
Deputados e primeiro-ministro envolvem-se em rixa num parlamento
Na quinta-feira, 13 de julho, no parlamento do Kosovo, vários deputados envolveram-se numa rixa e um deles chegou mesmo a atirar água ao primeiro-ministro.
O caos começou após três dias de aceso debate público entre um membro do partido em funções e um responsável da maioria Sérvia do Norte sobre uma conversa de áudio publicada num órgão de comunicação social online, segundo o Público.
PUBLICIDADE
A oposição tem criticado a gestão do primeiro-ministro nacionalista, Albin Kurti, das tensões no Norte, que têm deteriorado as relações com os Estados Unidos e a União Europeia.
“Um vídeo do interior do parlamento mostrou um deputado do partido da oposição MP a atirar água a Kurti e ao seu vice. A briga cresceu quando outros deputados da oposição e da coligação do governo se aproximaram do pódio onde os ministros se sentam. Os deputados de ambos os lados atacaram-se mutuamente até a polícia intervir”, lê-se na notícia.
O debate era sobre o áudio de uma conversa publicada na Nacionale entre a presidente do partido de Kurti, Mimoza Kusari-Lilla, e o deputado sérvio, Slavko Simic. A conversa foi gravada em junho de 2022.
No áudio, é possível ouvir-se Kusari a dizer que já tinha falado ao telefone com um responsável de etnia sérvia, Milan Radojcic, que foi sancionado pelo governo norte-americano por crime organizado e corrupção. Radojcic também é procurado pelas autoridades do Kosovo
“Isto que aconteceu no parlamento do Kosovo é inaceitável e o uso de violência é punível”, disse o presidente da Assembleia da República do Kosovo, Glauk Konjufca, e ordenou a interrupção da sessão por duas horas.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE