Vamos

Depois de ver isto vai querer marcar viagem para o Centro de Portugal

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 23-04-2025

Imagem: Turismo Centro de Portugal

O turismo assume-se, atualmente, como uma experiência social multifacetada, marcada pela interação entre o visitante e o destino. Este processo envolve descoberta, aprendizagem e conexão com o outro e consigo próprio. Os turistas procuram, cada vez mais, vivências autênticas que os façam sentir parte da cultura local.

Num contexto de forte competitividade entre destinos, a autenticidade e a identidade local tornam-se fatores críticos na atração de fluxos turísticos. Os territórios que conseguem comunicar a sua singularidade – expressa nos modos de vida, património, cultura e criatividade – têm maior capacidade de se diferenciar no mercado global.

A gastronomia é hoje reconhecida como uma expressão cultural profunda e um elemento fundamental na construção da identidade de um povo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 80% dos países valorizam a gastronomia como componente essencial da sua identidade nacional.

PUBLICIDADE

Enquanto experiência turística, a gastronomia tem ganho crescente relevância, representando mais de 30% da despesa turística internacional. O Turismo Gastronómico afirma-se assim como uma oportunidade estratégica, não apenas pela importância da alimentação na experiência do visitante, mas também pelo seu contributo para a sustentabilidade económica, ambiental, social e cultural dos territórios.

Este tipo de turismo contribui para a preservação de tradições locais, a promoção da biodiversidade agrícola e paisagística e o fortalecimento da economia local, envolvendo produtores, distribuidores e a comunidade na construção de uma proposta turística integrada. A criação de eventos, roteiros e experiências culinárias ajuda a atrair visitantes ao longo de todo o ano, promovendo a descentralização e fidelização turística.

A Região Centro de Portugal destaca-se no panorama nacional pelo seu potencial turístico diversificado. O projeto “Sabores ao Centro” surge com o objetivo de valorizar e promover os recursos gastronómicos da região, integrando-se na estratégia delineada no Programa de Ação Estratégica para o Turismo no Centro de Portugal 2030 e no Plano de Marketing da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (ERTCP).

Estes documentos estratégicos reconhecem a Gastronomia e os Vinhos como um dos cinco pilares do desenvolvimento turístico regional, a par da Cultura, História e Património. A articulação entre Comunidades Intermunicipais (CIMs) permite estruturar produtos turísticos à escala sub-regional e regional, alicerçados numa visão conjunta de valorização dos recursos endógenos e na construção de experiências turísticas integradas e sustentáveis.

A Turismo Centro de Portugal deixa ainda no seu site sugestões para rotas gastronómicas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE