Extra

De onde vem a tradição da árvore de Natal?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 20-12-2024

Imagem: Pexels

Origem portuguesa não tem a árvore de Natal. Mas sabe-se mais ou menos tudo sobre o presépio e a sua génese. O primeiro foi montado em 1223 por São Francisco na pequena aldeia de Greccio.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, pouco sabemos sobre as origens da árvore de Natal, outra das tradições que enchem as nossas casas nesta altura do ano.

PUBLICIDADE

A história remonta a 1611, na Alemanha, quando a Duquesa de Brieg reparou que o salão principal decorado para as festividades tinha um canto sem ornamentos e decidiu mandar transplantar uma árvore do seu jardim e levá-la para dentro de casa, dentro de um vaso.

Ainda neste país, em 1570, diz-se que decoraram uma árvore na praça da cidade com maçãs, nozes e tâmaras, bem como flores de papel.

“Já em 1441, em Tallinn, na Estónia, foi erguido um enorme pinheiro na praça da câmara municipal, à volta do qual homens e mulheres dançavam para celebrar o natal e se conhecerem, enquanto em Riga, na Letónia, encontramos uma placa em oito línguas diferentes que afirma que em 1510 foi erguida ali a primeira árvore de natal, que foi posteriormente queimada na esperança de que trouxesse prosperidade no novo ano, mas continuamos a falar de uma planta que não habitava dentro de uma casa”, explica a Men’s Health.

No entanto, a razão pela qual o pinheiro foi escolhido como a árvore de Natal por excelência tem as suas raízes (há que dizê-lo) na cultura celta. No primeiro dia do ano, ofereciam uns aos outros um ramo desta planta como desejo de boa sorte, enquanto os vikings veneravam o pinheiro e consideravam-no dotado de propriedades mágicas.

A primeira teoria diz que as bolas de Natal nasceram em 1958, em França, pelas mãos de um soprador de vidro.

A segunda teoria sobre as bolas para decorar a árvore de natal leva-nos de volta à Alemanha. Diz-se, de facto, que em Lauscha, uma pequena cidade da Turíngia, foi fundado em 1597 um centro de transformação de vidro que, ao longo dos anos, se tornou cada vez mais famoso e capaz de fabricar copos, garrafas e lentes para óculos. E em 1847, surgiram as primeiras bolas de natal em vidro decoradas à mão. O sucesso foi instantâneo e em breve foram vendidas em toda a Europa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE