O Sexo e a Cidade

DE OLHO NO FARELO DA SAÚDE, ESTARÁ A ULS DE COIMBRA A IGNORAR A FARINHA?

O SEXO E A CIDADE - Opinião | Satírico, Sarcástico e Humorístico | 2 meses atrás em 15-07-2024

A Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra acaba de privilegiar a aquisição de mobiliário em detrimento da compra de material para centros de saúde.

PUBLICIDADE

Além do CHUC, de unidades assistenciais de Cantanhede e Tocha, a ULS abrange os centros de saúde de Coimbra e os de mais 20 concelhos (Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Mira, Mortágua, Penacova, Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares).

O jornalista Rui Avelar interpelou o presidente da ULS, dizendo-lhe que há no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra “pessoal perplexo com a recente compra de mobiliário, por exemplo, e com a remodelação do gabinete” de Alexandre Lourenço.

PUBLICIDADE

Como cada um dos seis actuais membros da Administração da ULS possui gabinete individual, explica o gestor, “por uma questão de minimização de custos e preferência, o mobiliário do gabinete do presidente foi realocado ao gabinete da directora clínica para os Cuidados de Saúde Primários”. Foi adquirido, ainda, mobiliário para o gabinete de Alexandre Lourenço e “o mobiliário remanescente será realocado a outros gabinetes”.

A explicação do Conselho de Administração prossegue indicando que o salão nobre do CA foi alvo de “obras de beneficiação que o dotaram de condições para a realização de reuniões com 40 participantes e videoconferência”. Trata-se, segundo o gestor, de “condições que o salão nobre não tinha”, rotuladas de “essenciais ao trabalho que aqui se desenvolve.”

PUBLICIDADE

O jornalista perguntou se não haverá “necessidades de investimento bem mais prementes”, tendo presente a missão da ULS de prestadora de “cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas”.

Perante a inexistência de mais esclarecimentos, na dúvida, o jornalista questiona se a Administração da ULS de Coimbra, focada no farelo (adereços), não estará a ignorar a farinha (leia-se equipamentos que melhorem o cumprimento da sua missão).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE