Portugal
De Norte a Sul: Sente-se à mesa com as tradições da consoada
O bacalhau cozido, acompanhado das batatas e da couve-portuguesa, regado com bom azeite, continua a ser a comida de eleição na noite de 24 de dezembro. Mas à mesa da consoada vão também outros sabores. Do prato principal às sobremesas, a tradição é rica em opções para os mais variados paladares.
No Norte de Portugal, a tradição dita que se coma bacalhau ao jantar, para que, no dia seguinte se saboreie um bom prato de carne, avança o site Visit Portugal. De facto, em muitas zonas do país, o bacalhau é o “rei” da mesa, fazendo-se acompanhar de polvo, que pode ser degustado de várias formas: à lagareiro, guisado ou até mesmo em filetes, sobretudo nas regiões de Trás-os-Montes e do Minho.
Em olhão, é comum se consumir o litão, um peixe da família do tubarão que começou a ser levado à mesa da consoada pelos mais pobres, que não tinham dinheiro para comprar bacalhau, avança o site do Intermachê. No entanto, o peixe não é o único alimento da consoada. Em Paços de Ferreira, o Capão, galo típico da região, é a estrela da consoada. Na Madeira, brilham as espetadas típicas da ilha, o bolo de família e o bolo de mel. Nos Açores, a galinha é a protagonista, quer seja assada ou guisada. À sobremesa, os açorianos deliciam-se com bolo de Natal, de noz ou laranja, com queijadas e com pastéis de arroz.
No que diz respeito às sobremesas, para além dos tradicionais Rabanadas, filhós, sonhos e bolo-rei podemos encontrar ainda as Migas Doces (uma mistura de pão com miolo de nozes, amêndoa e gemas de ovos. É apreciada sobretudo em Trás-os-Montes e no Alentejo), Papas de Carolo (típicas da Beira Baixa, são inspiradas no arroz-doce, mas feitas com farinha de milho), e Sopas de Vinho ( vinho quente com mel e um pau de canela acompanha a noite da consoada no Minho. Quando se juntam pedaços de pão ou broa, esta mistura transforma-se em sopas de vinho).
Veja os pratos que fazem a delicia dos portugueses na noite da consoada:
Related Images:
PUBLICIDADE