Economia
Datas comemorativas potencializam o comércio e reforçam estratégias de marketing digital
90% dos consumidores planeiam fazer compras relacionadas com datas comemorativas em 2025.
Com a aproximação do Dia dos Namorados, o comércio celebra a chegada de uma das melhores épocas para vendas. Um estudo recente da Numerator revelou que 90% dos consumidores tencionam fazer compras relacionadas com datas comemorativas em 2025.
Em Portugal, o comércio tem sido fortemente dinamizado por esses momentos sazonais, apontando as datas festivas como um motor essencial, tanto no sector físico como no digital.
Períodos como o Dia da Mãe, Black Friday, Natal e Dia dos Namorados geram aumentos significativos no consumo, oferecendo oportunidades estratégicas para as empresas que se preparam com antecedência.
Planeamento estratégico para 2025
Para ajudar na organização de campanhas e maximizar as oportunidades de vendas, uma prática eficaz é a criação de calendários específicos.
Na busca de auxiliar nessa tarefa, existe uma ferramenta gratuita desenvolvida pela E-goi, plataforma de automação de marketing omnichannel e inteligência artificial, que inclui mais de 360 datas estratégicas e 25 estratégias comprovadas para promover os principais eventos do ano, como o Dia dos Namorados e a Black Friday.
“O sucesso nas datas festivas depende cada vez mais de um planeamento estruturado e da antecipação de tendências. Compreender os momentos de maior impacto no consumo e preparar campanhas bem segmentadas é essencial para alcançar bons resultados”, afirma Marcelo Caruana, head de marketing da E-goi.
Com uma ferramenta de planeamento adequada, as empresas podem preparar as suas acções com antecedência, alinhando as suas estratégias ao comportamento do consumidor. Além disso, o calendário inclui recursos valiosos, como o envio mensal de emails com lembretes das datas importantes.
O calendário de 2025 está disponível online: download grátis
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