Desporto
Da Guarda com Amore para o Dia de Descanso na Volta a Portugal
Dura e empedrada, a subida para cidade mais alta de Portugal, a Guarda, revelou um vencedor italiano. A faltarem dois quilómetros, Marco Tizza sacudiu o que restava da concorrência que o acompanhou durante uma longa fuga em boa parte da 5ª etapa e partiu sozinho à procura da meta no centro da cidade.
Depois do triunfo em Leiria este foi o segundo sucesso da equipa Amore & Vita na 81ª Volta a Portugal Santander.
Alejandro Marques (Sporting-Tavira) foi segundo classificado a 11 segundos e o terceiro já terminou a 23 segundos. O Camisola Amarela Gustavo Veloso foi décimo, perdeu 1m e 46s mas as diferenças para os principais rivais foram pouco significativas, pelo que o azul e branco da W52-FC Porto continua a brilhar em tons de liderança.
A 5ª etapa da Volta, com 158 quilómetros e que antecedeu o Dia de Descanso na Guarda, partiu muito animada.
Várias tentativas de fuga logo à saída de Oliveira do Hospital despertaram o ritmo da corrida que, na primeira hora, rolou à média de 45 Km/h. Estava difícil concretizar-se uma fuga mas acabou por acontecer depois da primeira Meta Volante, em Nelas, quando oito homens se destacaram. Antes, a passagem por Canas de Senhorim – Prémio de Montanha de 4ª categoria – revelou o virtual líder dos trepadores.
David Ribeiro (LA Alumínios-LA Sport) somou dois pontos e passou a liderar a classificação da Camisola Azul Liberty Seguros.
Com a aproximação à Guarda, o grupo da frente já estava totalmente fragmentando restando Marque e Tizza nos derradeiros quilómetros. No duelo entre espanhol e italiano destacou-se a sapatada mais enérgica de Marco Tizza.
A chegada à Guarda ditou o fim da primeira metade da Volta 2019.
Gustavo Veloso enverga a Camisola Amarela Santander com vantagem de 15 segundos sobre o companheiro de equipa João Rodrigues e 22 sobre Vicente Garcia de Mateos (Aviludo-Louletano). O corredor galego é também o líder do Prémio Combinado Kia que soma as classificações da geral individual por tempos, por pontos e da Montanha.
A Camisola Verde Rubis Gás, liderança por pontos, pertence a Daniel Mestre (W52-FC Porto) e o melhor jovem em prova é Emanuel Duarte (LA Alumínios-LA Sport) que veste a Camisola Branca Jogos Santa Casa.
Related Images:
PUBLICIDADE