Vamos

Da Benfeita à Fraga da Pena. Uma aventura pelo coração da Serra do Açor

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 dias atrás em 11-03-2025

A 13 de abril, a Hike Land organiza uma caminhada deslumbrante no coração da Serra do Açor, ligando a Aldeia de Xisto da Benfeita à magnífica Cascata da Fraga da Pena. Com uma extensão de 11,5 km, um desnível acumulado de 530 metros e uma duração aproximada de 6 horas, este percurso desafiante promete surpreender os amantes da natureza e do trekking.

A aventura tem início na Benfeita, aldeia singular que exalta a paz com a sua torre, sino e relógio. Os participantes percorrerão antigos trilhos rurais, atravessando vales verdejantes e contemplando pequenas cascatas formadas pela erosão da Serra do Açor. O ponto alto da caminhada surge após a passagem pela Aldeia do Sardal, com a chegada à deslumbrante Fraga da Pena, uma cascata de 19 metros de altura, envolta por uma vegetação considerada um dos últimos redutos naturais da região.

PUBLICIDADE

publicidade

O ponto de encontro é no Parque de estacionamento junto à Igreja Paroquial da Benfeita e o preço é de 15€ por participante.

PUBLICIDADE

Está incluído um guia especializado da Hike Land, chá para os participantes, seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil.

Deve levar água, roupa e calçado adequados, farnel, bastões de caminhada e caneca.

A caminhada tem um nível de dificuldade 3 (numa escala de 1 a 5), sendo indicada para participantes com boa condição física e experiência em trilhos exigentes. Devido às características do percurso, cães não são permitidos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE