Saúde

Cuidado! Ressonar é mais perigoso do que pensa

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 01-05-2023

Tem um parceiro ou parceira que ressona e não o deixa dormir? Fique a saber que deve manter-se em alerta, pois sons muito altos e frequentes são sintomas para preocupação.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O ressonar ocorre quando algo restringe o fluxo de ar durante o sono. Apesar de muitas pessoas acharem que é irritante, na verdade, pode ser mais perigoso do que imaginávamos. Pode ser sinal de apneia do sono, pode aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame e outros problemas de saúde, revelam pesquisas de Flávia Nerbass, coordenadora do Departamento do Sono da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), no Brasil.

O ressonar acontece porque o ar não consegue fluir pela boca ou pelo nariz corretamente. Quando acontece, o ar é forçado a passar através de uma área obstruída. A vibração cria o som do ronco, contudo são várias as condições e fatores que bloqueiam o fluxo de ar.

É normal e todos nós fazemos em algum momento da nossa vida. No entanto, é mais comum em homens com mais de 50 anos que estão com sobrepeso ou obesos.

Mas atenção, apenas algumas pessoas ressonam quando têm crises de alergia, o que provoca a obstrução das vias nasais. Deve estar atento ao facto de o som ser ocasional , pois pode ser devido a uma gripe que é geralmente inofensiva, porém sons altos ou frequentes podem ser sinal de apneia do sono. Está ligada a problemas cardiovasculares, como pressão alta e doença arterial, o que eventualmente leva a possíveis ataques cardíacos. Correm o risco de desenvolver um ritmo cardíaco irregular ou arritmia. Para além disso, a privação do sono causada pelo ressonar ou pela apneia pode ter sérias consequências. Por exemplo, se o deixarem cansado, corre o risco de adormecer enquanto conduz. Consulte um médico. A apneia do sono pode afetar o seu bem-estar, o que pode levar a problemas como irritabilidade por falta de dormir e até à depressão grave.

Outro fator é a privação do sono, pois os músculos da garganta podem relaxar demais se não estiver a dormir o suficiente.

O facto de dormir de costas pode também pode provocar estes barulhos incomodativos. Usar uma almofada maior pode provocar o problema.

Se ressonar enquanto estiver grávida é geralmente devido ao aumento de peso, mas também pode ser um sinal de complicações feto. As mulheres que ressonam muito durante a gravidez devem consultar o seu médico.

Costuma acordar com dor de cabeça? Bem, a apneia e o ressonar podem ser a razão. Estudos mostraram que pessoas que ressonavam com frequência sofriam de dores de cabeça matinais e distúrbios do sono, incluindo insónias.

Se se levanta para ir à casa de banho duas ou mais vezes por noite poderá também estar ligado a esta condição.

O que pode depender de si para mudar? Mudar o estilo de vida, como afastar-se do álcool, mudar a posição de dormir e manter um peso saudável, bem como uma alimentação equilibrada.

É de frisar que estas informações são retiradas de estudos, deve sempre consultar um médico.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE