Justiça

Cuidado quando for ao multibanco. Há uma nova fraude!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 19-11-2024

Imagem: Depositphotos.com

Surgiu uma nova fraude que está a tornar as caixas automáticas mais perigosos para os seus utilizadores. A fraude tem o nome de skimming e é tão discreta que os lesados raramente a conseguem detetar.

Para além disso, as vítimas veem os dados confidenciais do seu cartão, como números de cartão, códigos de segurança e PINs expostos.

PUBLICIDADE

Só no último ano, mais de 3.500 instituições financeiras foram afetadas por fraudes de cartões. Um utilizador de caixa automática já está a ser vítima desta burla, assim que insere o seu cartão. É que esta fraude acontece quando criminosos instalam dispositivos especializados nos leitores de cartão de caixas automáticos ou terminais de pagamento para capturar informações confidenciais dos cartões.

Caso esteja a frequentar uma caixa automática que conte com a presença deste dispositivo, saiba que, mal insere o seu cartão, os seus dados já estão a ser divulgados aos burlões. Tal como avança o Executive Digest, uma vez roubadas, como números de cartão, códigos de segurança e PINs, os criminosos vêm-se livres para fazer compras não autorizadas.

Apesar de esta fraude estar a ser cada vez mais comum, o que é certo é que existem formas de contorná-la. Pode sempre examinar o caixa automática antes de inserir o cartão, à procura de sinais de adulteração, como leitores de cartão soltos, câmaras ocultas ou sobreposições nos teclados.

No entanto, uma vez que fazer esta avaliação também pode ser difícil, pode recorrer a outras soluções mais práticas. Uma delas passa por fazer pagamentos “contactless”.

Caso precise mesmo de se dirigir a um caixa automático, na hora de inserir o PIN, cubra o teclado com a mão para evitar que câmaras ocultas capturem as suas informações. Por fim, privilegie sempre os caixas automáticos localizados em agências bancárias ou locais públicos seguros.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE