Saúde
Cuidado com o limão! Pode causar queimaduras na pele
Já alguma vez ouviu dizer que o limão pode causar queimaduras na pele? Por estranho que possa soar, a nossa pele quando entra em contacto com alguns alimentos e de seguida é exposta ao sol podem surgir queimaduras e algumas manchas. São as chamadas fitofotodermatite, as manifestações que aparecem na pele devido ao contacto com agentes fotossensibilizantes e exposição à radiação solar.
Continua a parecer estranho? Passemos à explicação. Por exemplo, o limão é um dos alimentos que pode causar este tipo de reação, segundo o e-Konomista. “Também a toranja, tangerina, o figo ou outras frutas ácidas podem desencadear uma queimadura. Para além disto, saiba que até mesmo o uso de perfumes seguido de exposição solar, pode manchar a pele”, refere.
PUBLICIDADE
A maior parte surge nas mãos e junto aos lábios. Mas em alguns casos, as manchas aparecem nos dedos ou noutras partes do corpo que estiveram em contacto com essas zonas. Nas situações mais graves, poderão surgir bolhas. Por se tratar de um “fruto cítrico bastante comum que todos temos em casa. É uma condição bastante conhecida por fitodermatite ou fitofotodermatite, uma reação que ocorre devido ao contacto de alguma planta ou fruto fotossensibilizante com a radiação solar” e este “tipo de inflamação manifesta-se pela presença de manchas” com “uma cor avermelhada e depois, tornam-se mais escuras”, explica.
Alerta-se para o facto de as manchas poderem evoluírem. Por norma, costuma-se sentir calor e ardor, podendo ainda surgir bolhas ou vesículas (sempre nas zonas expostas ao sol).
Uma boa forma para prevenir “é evitar cortar esse tipo de alimentos ácidos enquanto está em contacto com o sol. O que significa que, se tiver de cortar um limão, deve fazê-lo à sombra e depois disso, lavar muito bem as mãos com sabão antes de apanhar sol”, pois “quando estiver a cortar um limão para temperar uma salada vai usar as mãos e se não as lavar de imediato e tiver comichão na perna, vai coçar. Por essa altura, até poderá lavar as mãos de imediato, mas a sua perna em contacto com o sol pode ficar queimada”, prossegue.
Por isso já sabe, evite locais ao sol quando tiver de cortar limões e não passe perfumes antes de ir à praia ou para piscinas.
Contudo, tenha estes 5 cuidados a reter em caso de queimadura:
Lave a área atingida: Deve passar imediatamente com água a área atingida. Não coloque nenhum tipo de sabão, pois poderá irritar ainda mais a pele.
Compressas e soro fisiológico: Assim que estiver lavado, deve pegar numa compressa e mergulhá-la em soro fisiológico. Depois, basta passar com cuidado na zona afetada.
Bolha: Se reparar que está a formar uma bolha, não deve rebentá-la. Deve consultar o médico para que a bolha seja furada da forma correta.
Corticoide: Tal como fazemos quando nos queimamos no fogão, aplicamos uma pomada com corticoide para aliviar a dor, nestes casos também o podemos fazer. Por isso, se estiver bastante vermelha opte por aplicar um pouco dessa mesma pomada que tem em casa. Em caso de dúvida, contacte o médico.
Protetor solar: Quando já não estiver a colocar o corticoide, é imprescindível aplicar protetor solar naquela zona. Ao fazê-lo, evita ficar com uma mancha ainda maior ou, até, com marca naquele local.
Para tratar, usa-se “hidratante e protetor solar para queimaduras de primeiro grau e no caso das queimaduras de segundo grau, aplicamos bacitracina e envolvemos a ferida com gaze antiaderente”, explica Jeremy Goverman, especialista no Hospital General Massachusetts e professor na Harvard Medical School num artigo do Diário de Notícias.
Related Images:
PUBLICIDADE