Saúde

Cuidado amantes de chouriço! Consumo aumenta risco de demência

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 16-01-2025

Um estudo realizado com mais de 100 mil pessoas revela que quem consome carnes vermelhas processadas tem um maior risco de demência.

PUBLICIDADE

publicidade

Quem come muita carne vermelha processada, como salsichas, chouriço ou mortadela, tem um risco acrescido de desenvolver demência ao longo da vida.

PUBLICIDADE

Segundo um estudo publicado, as pessoas que consumem mais carne vermelha (cerca de duas porções por semana) apresentaram um risco 13% maior de demência do que as que consomem menos de três porções por mês.

No mesmo estudo, não foi encontrada associação significativa entre o consumo de carne vermelha não processada e o risco direto de demência ou declínio cognitivo. No entanto, os investigadores verificaram um aumento de 16% no risco subjetivo de declínio cognitivo para as pessoas que consumiam sete ou mais porções de carne por semana, escreve o Jornal de Notícias.

O estudo refere ainda que seria importante “reduzir a quantidade de carne vermelha que uma pessoa come e substituí-la por outras fontes de proteína e vegetais poderia ser incluída nas diretrizes para dietas que promovem a saúde cognitiva”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE