Coimbra
Ambulância Mágica de Coimbra satisfaz desejos de pessoas com doenças avançadas e incuráveis
A Ambulância Mágica da delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tem vindo a realizar desejos de doentes de várias unidades de cuidados paliativos do país.
“São dias de muita emoção. É benéfico para nós, para os doentes, familiares e conseguirmos realizar os desejos para que partam felizes e passarem-no com a família, é sempre bom. São dias duros, sabemos sempre a que horas entramos, mas nunca as horas a que saímos”, conta Fernando Marques, médico na Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa
Fernando Marques adianta que “a maior parte dos pedidos são para visitar o Santuário de Fátima”, mas já foram a “um museu equestre com um rapaz em Sintra” como já estiveram “no Estádio da Luz para ver um jogo de futebol.”
No dia 30 de março, os voluntários da CVP realizaram o desejo de um idoso do Centro Paroquial dos Pousos, em Leiria. “Voltar à sua terra, visitar o Castelo de Ourém e beber uma ginjinha na A Ginjinha d’Castelo de Ourém, são locais que lhe trazem muitas recordações e lhe transmitem paz”, este foi o desejo do doente. Devoto da Nossa Senhora visitou ainda o Santuário de Fátima. A equipa deixou um “especial obrigado ao Centro Social Paroquial dos Pousos que proporcionou um maravilhoso e agradável almoço à equipa de voluntários.
No domingo, dia 26 de março, a equipa de Coimbra realizou mais um sonho. Desta vez, a um doente dos cuidados paliativos do Porto. Também “devoto de Nossa Senhora, partilhou o desejo de voltar ao Santuário de Fátima, onde diz sentir-se em paz e onde já não ia há mais de 15 anos”, refere a publicação nas redes sociais.
Na quinta feira, dia 23 de março, a Ambulância Mágica satisfez outro pedido: uma utente do Centro Hospitalar de Leiria, EPE. “Com uma vida sempre ligado à música a Rebeca tinha o desejo de voltar a sentir a brisa e ver as ondas do mar da Praia de Vieira de Leiria”.
A Ambulância Mágica também passou pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, para transportar um o doente até à Praia de Mira “com direito a sentir a brisa do mar e a saborear uns tremoços, ternamente afagado pelos raios do sol de fevereiro”.
A Ambulância Mágica é um projeto inovador em cuidados paliativos que arrancou em 2022. O objetivo é promover o bem-estar emocional de pessoas com doenças avançadas e incuráveis em fase de tratamento paliativo, concedendo-lhes um desejo.
Related Images:
PUBLICIDADE