Universidade
Críticos literários reúnem-se na Faculdade de Letras de Coimbra durante dois dias
Dezenas de especialistas vão participar no Encontro Nacional de Críticos Literários, que decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) nos dias 02 e 03 de outubro.
“Será um momento propício para debater os problemas e os desafios que hoje se colocam, quer à crítica jornalística, quer à crítica ensaística, nas suas diferentes mas também comuns dimensões”, disse à agência Lusa um dos organizadores, António Apolinário Lourenço, professor da FLUC.
PUBLICIDADE
Subordinado ao tema “A crítica ao espelho”, o programa é uma iniciativa conjunta do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e da Associação Portuguesa de Críticos Literários, que consideraram “oportuno reunir, num encontro abrangente, os diversos agentes que compõem o universo plural da crítica literária portuguesa”.
“O exercício da crítica literária em Portugal conheceu nas últimas décadas alterações tão substanciais como contraditórias”, salientou António Apolinário Lourenço.
Se, por um lado, “diminuiu consideravelmente o espaço dedicado às recensões de obras literárias na imprensa periódica”, por outro, “multiplicaram-se as revistas culturais e literárias ligadas a departamentos universitários, mas sem a preocupação de acompanhar a dinâmica editorial” do país.
“Esse acompanhamento é hoje predominantemente feito na internet”, designadamente “nas redes sociais e em blogues de diversos tipos”, adiantou o docente da Faculdade de Letras de Coimbra.
Além de especialistas universitários, participam nomes da literatura e da crítica literária, como José Carlos de Vasconcelos e Pedro Mexia, entre outros.
O início dos trabalhos, na segunda-feira, está marcado para as 09:00, seguindo-se a conferência de abertura, proferida por Carlos Reis, intitulada “Eça de Queirós ou a crítica como ficção”.
A conferência de encerramento, na terça-feira, às 18:00, tem por título “Ler de outra maneira” e foi confiada a Manuel Frias Martins.
Em simultâneo, na Sala Ferreira Lima, no 6.º piso da FLUC, entre segunda e quarta-feira, pode ser visitada uma exposição de “algumas das mais importantes revistas literárias” produzidas em Coimbra, do final do século XIX à atualidade, com destaque para A Folha, Presença e Vértice.
Related Images:
PUBLICIDADE