Empreendedorismo
Critical Software desafia alunos do TUMO Coimbra a criar projeto de realidade virtual
O sucesso do TUMO Coimbra é a prova de que as tecnologias são para todos e que a imaginação não tem limites. Desta vez, com o apoio da parceira Critical Software, os jovens foram desafiados pelo Departamento de Inovação da tecnológica portuguesa a evoluir uma cabine de avião utilizando realidade virtual. As atividades decorreram ao longo do mês de junho, duas vezes por semana, após o horário escolar, e os resultados foram apresentados numa sessão que contou com a presença da equipa de inovação da Critical Software.
Com 914 alunos inscritos, o TUMO permite aos jovens aprofundar conhecimentos nas áreas da Programação, e Desenvolvimento de Jogos, Robótica, e Design Gráfico, mas também em áreas como Cinema, Fotografia e Animação. Filipe Simões, Diretor de Inovação da Critical Software, no TUMO Coimbra, explica que o projeto tem permitido aos jovens adquirir competências essenciais no mercado de trabalho atual.
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“O TUMO é, sem dúvida, um excelente complemento ao ensino tradicional. Além de permitir que os jovens explorem o seu potencial criativo e pensamento crítico noutras áreas menos comuns, dá também espaço para que aprofundem os conhecimentos e adquiram ferramentas nas áreas STEM. Quando desafiados, os jovens são capazes de apresentar propostas surpreendentes, demonstrando enormes capacidades de criatividade e inovação que são fundamentais para o futuro. Investir em iniciativas como o TUMO é investir no potencial ilimitado das próximas gerações”, destaca o responsável.
Ao todo, participaram neste desafio 15 alunos, com idades entre os 12 e os 18. Para Leonor Paiva, de 14 anos, o mais importante da experiência foi o facto de ter percebido que a engenharia pode ser uma carreira acessível a qualquer pessoa: “Sempre quis aprender a desenvolver jogos, o facto de ter conseguido mostra que um dia posso mesmo vir a fazer isto”.
O TUMO é um projeto educativo internacional, destinado a jovens que pretendem desenvolver de forma gratuita as competências STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) através de workshops, aulas com engenheiros ou ferramentas de auto-aprendizagem. O projeto apresenta um investimento de sete milhões de euros para os primeiros quatro anos de operação e foi financiado por várias entidades públicas e privadas.
Rita Neves, Head of Educational Program no TUMO explica que o apoio dos parceiros e a sua identificação com os valores do projeto determinam sucesso desta iniciativa: “Uma das componentes essenciais do TUMO é esta ligação com a comunidade, o contacto com profissionais e acima de tudo estas oportunidades de mostrar aos jovens como também eles e elas são capazes de realizar projetos incríveis, a par do que se faz melhor em high-tech nas empresas.”
Em Portugal, o projeto arrancou na cidade de Coimbra, no antigo edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, que foi totalmente renovado e equipado com tecnologia e programas informáticos de última geração, garantindo aos aos participantes acesso a todas as ferramentas necessárias, mas também o acesso a áreas pedagogicamente planeadas. O mais recente centro do TUMO inaugurou-se em Lisboa, no Hub Criativo do Beato.
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