Empreendedorismo

Critical Software desafia alunos do TUMO Coimbra a criar projeto de realidade virtual

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 02-07-2024

O sucesso do TUMO Coimbra é a prova de que as tecnologias são  para todos e que a imaginação não tem limites. Desta vez, com o apoio da parceira Critical Software, os jovens foram desafiados pelo Departamento de Inovação da tecnológica portuguesa a evoluir uma cabine de avião utilizando realidade virtual. As atividades decorreram ao longo do mês de junho, duas vezes por semana, após o horário escolar, e os resultados foram apresentados numa sessão que contou com a presença da equipa de inovação da Critical Software.

PUBLICIDADE

Com 914 alunos inscritos, o TUMO permite aos jovens aprofundar conhecimentos nas áreas da Programação, e Desenvolvimento de Jogos, Robótica, e Design Gráfico, mas também em áreas como Cinema, Fotografia e Animação. Filipe Simões, Diretor de Inovação da Critical Software, no TUMO Coimbra, explica que o projeto tem permitido aos jovens adquirir competências essenciais no mercado de trabalho atual.

“O TUMO é, sem dúvida, um excelente complemento ao ensino tradicional. Além de permitir que os jovens explorem o seu potencial criativo e pensamento crítico noutras áreas menos comuns, dá também espaço para que aprofundem os conhecimentos e adquiram ferramentas nas áreas STEM. Quando desafiados, os jovens são capazes de apresentar propostas surpreendentes, demonstrando enormes capacidades de criatividade e inovação que são fundamentais para o futuro. Investir em iniciativas como o TUMO é investir no potencial ilimitado das próximas gerações”, destaca o responsável.

PUBLICIDADE

Ao todo, participaram neste desafio 15 alunos, com idades entre os 12 e os 18. Para Leonor Paiva, de 14 anos, o mais importante da experiência foi o facto de ter percebido que a engenharia pode ser uma carreira acessível a qualquer pessoa: “Sempre quis aprender a desenvolver jogos, o facto de ter conseguido mostra que um dia posso mesmo vir a fazer isto”.  

O TUMO é um projeto educativo internacional, destinado a jovens que pretendem desenvolver de forma gratuita as competências STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) através de workshops, aulas com engenheiros ou ferramentas de auto-aprendizagem. O projeto apresenta um investimento de sete milhões de euros para os primeiros quatro anos de operação e foi financiado por várias entidades públicas e privadas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Rita Neves, Head of Educational Program no TUMO explica que o apoio dos parceiros e a sua identificação com os valores do projeto determinam sucesso desta iniciativa: “Uma das componentes essenciais do TUMO é esta ligação com a comunidade, o contacto com profissionais e acima de tudo estas oportunidades de mostrar aos jovens como também eles e elas são capazes de realizar projetos incríveis, a par do que se faz melhor em high-tech nas empresas.”

Em Portugal, o projeto arrancou na cidade de Coimbra, no antigo edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, que foi totalmente renovado e equipado com tecnologia e programas informáticos de última geração, garantindo aos aos participantes acesso a todas as ferramentas necessárias, mas também o acesso a áreas pedagogicamente planeadas. O mais recente centro do TUMO inaugurou-se em Lisboa, no Hub Criativo do Beato.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE