Primeira Página
“Crista anticiclónica erguer-se” na Região Centro. O que esperar?
Esta terça-feira, 7 de janeiro, será marcada por uma transição meteorológica com a presença de uma crista anticiclónica que deverá influenciar parte do território português.
Este fenómeno resultará em um tempo mais seco e soalheiro, especialmente nas regiões Centro e Sul, proporcionando um breve intervalo nas condições de chuva que têm sido recorrentes nos últimos dias, lê-se no site LusoMeteo.
A influência da crista anticiclónica nestas áreas deverá traduzir-se em menos precipitação e mais períodos de céu limpo.
Este tipo de condições é típico de uma zona de alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens significativas, permitindo maior incidência de luz solar e uma sensação geral de estabilidade.
No entanto, este cenário não será uniforme em todo o país. Na Região Norte, a humidade e os ventos intensos continuarão a dominar, sendo mesmo esperada uma intensificação gradual das condições meteorológicas adversas ao longo do dia.
Este curto período de melhoria nas regiões Centro e Sul não deverá prolongar-se, pois condições instáveis poderão regressar nos dias seguintes.
Para o Norte, a recomendação é a manutenção de precauções devido à persistência de ventos e precipitação.
O dia será caracterizado por céu muito nublado na maior parte do território, com algumas abertas a surgirem, especialmente a Sul do Tejo, onde as condições serão mais soalheiras.
Nas regiões a Norte do sistema Montejunto-Estrela, as precipitações serão frequentes, com aguaceiros esperados no Minho e Douro Litoral. Nessas áreas, poderá também ocorrer trovoada, tornando o dia mais instável.
As temperaturas mínimas não deverão sofrer grandes alterações, mas as temperaturas máximas deverão subir de forma significativa.
O dia será, assim, mais quente em várias regiões, especialmente no Sul.
Related Images:
PUBLICIDADE