Coimbra

CP faz transbordo em autocarro dos passageiros retidos na Linha da Beira Alta

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 24-12-2013

A CP vai fazer o transbordo, através de meios rodoviários, dos passageiros retidos hoje em quatro comboios na Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Nelas, onde o mau tempo provocou problemas na catenária, inviabilizando a circulação.

Os passageiros dos dois comboios intercidades entre Lisboa e Guarda, retidos hoje, durante várias horas, no troço da via entre Pampilhosa e Nelas, vão ser transportados até estas estações, a partir das quais poderão seguir as respetivas viagens de comboio, disse à agência Lusa, fonte da CP (Comboios de Portugal).

PUBLICIDADE

publicidade

O mesmo sucederá em relação aos passageiros dos dois comboios regionais entre Guarda e Pampilhosa e Pampilhosa e Coimbra, também impedidos de circular, pelos mesmos motivos, naquele lanço da ferrovia, adiantou Ana Portela, da CP.

O comboio Intercidades que saiu às 07:10 de hoje da Guarda com destino a Lisboa estava, pelas 16:30, com um atraso de cerca de seis horas, situação idêntica à registada com o comboio que deveria garantir a ligação no sentido contrário, que, por aquela hora, já tinha um atraso da ordem das cinco horas.

“O comboio já está a ser rebocado para Pampilhosa”, disse à Lusa, às 16:00, Paulo Flores, um dos passageiros que saiu, com a mulher e dois filhos, de Lisboa (Santa Apolónia) às 08:00 e viajava no sentido da Guarda, com destino a Celorico da Beira.

“Não temos água, não temos comida, as casas de banho não funcionam e não temos qualquer informação”, queixava-se Paulo Flores, adiantando desconhecer qual seria o plano da CP para fazer chegar os passageiros aos seus destinos.

Susana Abrantes, do gabinete de informação da Rede Ferroviária Nacional (REFER), explicou, ao princípio da tarde, que o vento forte estava a projetar cascas de eucalipto que se enrolam nos fios da catenária, na Linha da Beira Alta, provocando disparos contínuos na rede de abastecimento elétrico ao comboio.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos equipas no terreno a fazer vistoria e a retirar o material lenhoso, mas existe muito vento e muitas árvores, pelo que a situação é complicada”, disse esta assessora.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE