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CP estuda reabertura da ligação ferroviária a Salamanca

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 horas atrás em 06-03-2025

A CP – Comboios de Portugal contratou um estudo de procura para serviços regionais e pôs a concurso o estudo de comboios noturnos entre a Galiza e o Algarve, bem como ligações a Salamanca, consultou quinta-feira a Lusa.

Em causa está um contrato assinado com a consultora Trenmo prevendo um estudo sobre o serviço regional no eixo Porto-Entroncamento, no âmbito de um concurso para estudos de procura dos serviços regionais das linhas do Minho, Norte, Beira Alta, Beira Baixa e Algarve, realizado para financiar a compra de 55 automotoras regionais incluídas na encomenda de 117 comboios, atualmente em tribunal.

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Os estudos dividem-se em quatro lotes, abrangendo o primeiro a Linha do Minho e o seu “mercado potencial de procura de transporte regional e de longo curso, nomeadamente no eixo de alta velocidade entre Lisboa/Porto/Vigo/Corunha e ligação ao aeroporto Francisco Sá Carneiro”.

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Neste lote, prevê-se “a análise de seis cenários de oferta que abarquem os comboios internacionais Lisboa-Porto-Corunha (numa primeira fase Alta Velocidade + convencional e numa segunda fase só Alta Velocidade), comboios internacionais Faro-Corunha (convencional e noturno, com lugares sentados e serviço de camas), oferta regional e interregional Porto-Viana do Castelo – Valença”.

Já o segundo lote diz respeito ao troço da Linha do Norte entre o Porto e o Entroncamento, incluindo Coimbra e Aveiro, visando três cenários que abarquem a “oferta cadenciada do comboio Regional, no troço Coimbra-Aveiro e no troço Entroncamento-Coimbra, com extensão desta oferta à Figueira da Foz” e uma “nova oferta interregional entre Lisboa e Porto em período noturno”.

Quanto ao terceiro lote, que diz respeito às linhas da Beira Alta e Beira Baixa, o estudo analisará a “procura de transporte regional, de médio e longo curso sobre Lisboa e Porto e ligação internacional a Salamanca”.

Preveem-se três cenários que abranjam a “oferta de longo curso nas Linhas de Beira Alta e Beira Baixa, Lisboa-Guarda-Salamanca (via Beira Alta), Lisboa-Covilhã-Guarda-Pampilhosa-Lisboa; Lisboa-Covilhã, Lisboa-Covilhã-Guarda (analisar viabilidade da sua extensão até ao Porto) e no troço Porto-Guarda-Covilhã”.

Este lote prevê ainda a análise da “oferta regional e interregional nas Linhas de Beira Alta e Beira Baixa” e “a existência de serviços de Alta Velocidade com paragem em Coimbra que permita transbordo entre a oferta convencional e a Alta Velocidade”.

Quanto ao último lote, que se refere à Linha do Algarve e ao estudo da procura e transporte regional e de longo curso na ligação a Lisboa e Évora, a CP pretende estudar cinco cenários que abarquem, por exemplo, a “oferta regional no eixo Tavira-Faro e oferta de longo curso entre Lisboa e Vila Real de Santo António, entre Porto-Lisboa-Faro e entre Lisboa-Lagos” e a “oferta regional e interregional nos troços Faro-Lagos e Vila Real de Santo António-Faro”.

Incluem-se também na análise “comboios de Alta Velocidade Braga-Vila Real de Santo António”, visando ainda “potenciar ligação ao corredor internacional Sul – comboio longo Curso entre Faro-Elvas”.

“Com a elaboração destes estudos pretende-se avaliar a procura potencial de passageiros nas áreas de influência” dos lotes analisados “num horizonte de 30 anos, de acordo com cenários de evolução socioeconómica e de infraestruturas e da oferta de serviços ferroviários”.

A futura linha de alta velocidade deverá ligar Porto e Lisboa numa hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. Já o percurso Porto-Vigo está estimado em 50 minutos.

A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa via Linha do Norte.

Quanto à ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para 2032, estão planeadas estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.

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