Extra

Covid-19: Terapias alternativas para a dor em tempo de isolamento

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-04-2020

Muitas pessoas sofrem de dores crónicas e, para várias delas, neste momento de contenção da pandemia do Covid-19, as estruturas de fisioterapia, e outras especialidades de reabilitação, podem ter encerrado. Existem formas alternativas de aliviar a dor durante o tempo de isolamento, que podem ser feitas em casa. Conheça 5 formas eficazes de amenizar a dor durante a quarentena.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

O Covid-19 apanhou todos de surpresa e criou, pelas suas caraterísticas e facilidade de disseminação, a necessidade de isolamento social. Além disso, levou também ao fecho de várias estruturas comerciais e de alguns espaços terapêuticos.
Para a maioria das pessoas, o tempo de isolamento já oferece desafios severos, sendo que existem linhas especificamente preparadas para lidar com os casos mais severos de solidão, ansiedade ou mesmo depressão causados por estas novas circunstâncias de vida.

O Coronavírus e o tempo de isolamento por este motivado estão a ser particularmente complexos para as pessoas que, tendo doenças crónicas de acompanhamento terapêutico, viram encerrados os estabelecimentos onde faziam fisioterapia ou massagens terapêuticas.

Sem acesso a estes locais, muitas pessoas estão, no momento, nas suas casas a viver um verdadeiro desafio: o de conviverem com dores intensas e difíceis de aliviar.
Conheça, então, algumas alternativas às terapias clínicas, que podem ser aplicadas durante o tempo de isolamento para tentar amenizar algumas dores, como as dores musculares, nas articulações ou na coluna.

  1. Óleos essenciais naturais

O CBD já começou a ser utilizado para finalidades medicinais há algum tempo e os seus resultados são bastante surpreendentes.
Um óleo essencial de cânhamo pode ser uma boa forma de garantir o alívio das suas dores e uma forma de reduzir a ansiedade do isolamento até que possa retomar a sua usual terapia.

  1. Biodança

A Biodança, pelas suas caraterísticas, que se baseiam nas próprias funcionalidades do corpo (como respiração ou ritmo cardíaco) para incentivar o movimento, conta com técnicas úteis para o alívio das dores.
Estudos sugerem que, mesmo perante casos mais graves, como a fibromialgia, este tipo de dança pode ajudar a melhorar a dor.
Neste momento, existem aulas disponíveis online deste tipo de dança

  1. Yoga e Pilates

O Pilates e o Yoga têm sido apontados como aliados no alívio de dores, incluindo de dores na coluna, nas articulações, dores musculares, até dores de cabeça.
O Pilates, por exemplo, levando a um alongamento total da coluna, facilita que exista um relaxamento imediato desta região e promove alívio das dores.
Da mesma forma, o Yoga, através de alongamentos e de processos meditativos, está comprovado como forma de aliviar dores, mesmo se estas se tratarem de dores crónicas musculares ou se provierem da fibromialgia.

  1. Chás específicos

O simples ato de preparar uma infusão pode ser muito útil para garantir o alívio das dores durante este tempo de isolamento.
Algumas ervas, como a carqueja, o eucalipto ou a erva-doce são fortes aliadas no alívio das dores por conterem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antiespasmódicas.
Assim, estas infusões podem promover o relaxamento e promover o alívio das dores.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE