Primeira Página

Covid-19: OMS alerta para fraudes em plena pandemia

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-03-2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que grupos de criminosos estão a apresentar-se como funcionários da OMS para extraírem informações e dinheiro às pessoas no decurso da atual pandemia da covid-19.

O porta-voz Tarik Jasarevic disse hoje que os autores destas práticas estão a efetuar “múltiplas abordagens”, incluindo telefonemas, envio de emails ou através das redes sociais.

PUBLICIDADE

A agência de saúde da ONU disse estar a promover medidas para evitar estas práticas e alertar as autoridades locais. Disponibilizou ainda uma página na internet para ajudar as pessoas evitarem situações de fraude durante a atual pandemia.

“Leva sempre algum tempo a responder a um pedido de informação pessoal, e a analisar se o pedido é apropriado”, referiu a OMS.

A OMS recordou ainda que os seus emails oficiais provêm do domínio “who.int”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE