Governo
Covid-19: Hospitais têm comissão de prevenção para detetar casos entre profissionais
A ministra da Saúde explicou hoje que os hospitais têm uma comissão de prevenção da infeção, que tem “sempre detetado” os casos de profissionais infetados com covid-19, os quais estão enquadrados nos planos de contingência dos estabelecimentos de saúde.
“Cada instituição tem uma comissão de prevenção da infeção que aplica as medidas necessárias de controlo da infeção e de transmissão em ambiente covid ou em ambiente não covid. É com estas comissões que contamos para a prevenção da transmissão de infeção”, afirmou aos jornalistas Marta Temido, na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.
A ministra foi questionado sobre a forma como é acautelada a gestão de profissionais de saúde nos centros de saúde e hospitais para evitar que uma infeção feche uma unidade, como aconteceu centro de saúde de Borba ou situações como a do hospital de Santarém, com 82 de pessoas em isolamento.
Marta Temida sublinhou que “é um trabalho complexo” num contexto de uma doença de grande transmissibilidade e admitiu que a transmissão da covid-19 entre profissionais de saúde “é bastante preocupante”, nomeadamente pelos efeitos na capacidade assistencial.
“Mas felizmente tem sido sempre detetado por estas comissões e enquadrada naquilo que são os procedimentos e planos de contingência dos próprios hospitais”.
Portugal contabiliza hoje mais 31 mortos relacionados com a covid-19 e 2.899 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim hoje divulgado, desde o início da pandemia de covid-19 Portugal já contabilizou 112.440 casos confirmados e 2.276 óbitos.
Related Images:
PUBLICIDADE