Coimbra
Covid-19: Escola de Enfermagem de Coimbra cria vídeos para cuidadores voluntários de doentes e idosos

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a criar vídeos tutoriais para cuidadores e voluntários que prestam apoio ao domicílio a populações mais vulneráveis, face à pandemia da covid-19, como doentes crónicos e idosos.
Os vídeos, desenvolvidos em colaboração com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), pretendem “auxiliar os cidadãos voluntários a protegerem-se”, quando ajudam pessoas que não podem sair de casa (para fazerem compras ou pagamento de contas de eletricidade, água ou telefone, por exemplo), e a resguardarem quem ajudam, sublinha a ESEnfC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.
“Sempre com o objetivo de prevenir e de conter a disseminação do vírus”, os vídeos apresentam instruções e explicações sobre lavagem e desinfeção das mãos (“como e em que situações obrigatoriamente”), etiqueta respiratória e colocação e remoção segura de equipamentos de proteção individual para o cuidador informal, exemplifica.
PUBLICIDADE
Os primeiros vídeos estão já disponíveis, designadamente na página web da CASES, no canal YouTube e no Facebook.
“Instituição pública que se dedica à educação integral de enfermeiros e ao ensino em saúde, à investigação e inovação, à prestação de serviços e à criação e difusão de cultura”, a ESEnfC é o “maior e mais antigo estabelecimento de ensino de enfermagem em Portugal”.
A CASES é uma “cooperativa de interesse público de responsabilidade limitada, cujo capital social é detido maioritariamente pelo Estado”, com o objetivo de promover o fortalecimento do setor da economia social, “aprofundando a cooperação entre o Estado e as organizações que o integram”.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE