Portugal

Costuma enjoar ao andar de carro? Descubra as estratégias eficazes que podem salvar o seu dia

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 27-11-2024

Os enjoos podem estragar os nossos planos e fazer com que surjam atrasos que podem ter consequências indesejadas para a nossa vida. No presente artigo do Notícias de Coimbra, iremos partilhar consigo algumas dicas que o ajudarão a acabar com os enjoos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A sensação de enjoo com que muitas pessoas lidam quando fazem viagens é designada  de cinetose pelos especialistas da área da saúde. Os sintomas podem surgir em viagens realizadas em diferentes meios de transporte (barcos, carros, autocarros, aviões, comboios).

Este problema pode afetar pessoas com características físicas muito distintas (em altura, género, peso, idade) e pode acontecer com adultos ou crianças. É mais comum surgir em crianças dos 5 aos 12 anos, mas também em pessoas com mais de 50 anos.

Existem outras pessoas que se revelam mais suscetíveis a lidar com os enjoos devido às viagens, como as mulheres grávidas, mas também quem sofre de enxaquecas com regularidade ou pessoas que tomem determinadas medicações (nomeadamente, antibióticos, porque estes podem facilitar a cinetose como efeito secundário).

Os sintomas da cinetose podem variar de pessoa para pessoa e não se resumem a enjoos e vómitos. As pessoas que vivem este problema podem apresentar outros sintomas associados à cinetose, nomeadamente mal-estar geral, suores frios, dores de cabeça, tonturas, vertigens, excesso de saliva, apatia, hiperventilação, sensação de febre, sensibilidade a odores, perda de apetite, entre outros.

Geralmente, a habituação ao movimento decorrida com a regularidade de viagens ameniza o enjoo em viagem, até que se deixa de revelar sintomas. Se é uma pessoa propensa a enjoar em viagem, deve conhecer algumas estratégias que permitem lidar com cinetose.

PUBLICIDADE

publicidade

Estas estratégias que iremos partilhar consigo permitem contrariar o desconforto causado pelo movimento e são eficazes a colocar um fim aos enjoos. Por isso, estas dicas são preciosas e podem salvar o seu dia!

Planifique as melhores condições para a viagem

As refeições pesadas devem ser evitadas, quando se sabe que se vai realizar uma longa viagem. Comer em abundância e beber álcool irão contribuir para que os enjoos surjam com maior facilidade.

Desta forma, revela-se mais sensato escolher um prato leve e manter-se afastado de bebidas alcoólicas. Naturalmente, o condutor não deve beber mesmo nada que contenha álcool. Durante a viagem, evite comer.

Evite cheiros fortes

Quem é mais suscetível aos enjoos também deve evitar usar perfumes ou outros produtos com aromas muito intensos. Os cheiros fortes também podem originar os indesejados sintomas que se pretendem evitar.

Evite o fumo no carro

Não fume no interior do carro, nem deixe que fumem. O fumo no habitáculo irá promover os sintomas que se pretende evitar.

Assuma o papel de condutor

Assumir o volante é uma boa solução para não ter enjoos. Ao ter a possibilidade de escolher ser o condutor, o cérebro assume a responsabilidade da tarefa. Por isso, o condutor irá concentrar-se na função, conduzir. Por isso, o cérebro não irá apresentar o “mecanismo de defesa” que origina os sintomas referidos da cinetose.

Escolha um lugar estratégico

O local onde se realiza a viagem pode revelar-se decisivo. Os especialistas recomendam que se viaje nos bancos da frente.

Numa viagem de carro, escolha o lugar do passageiro à frente. Se viaja no comboio, deve ficar junto a uma janela, voltado para a frente. Se der um passeio de barco, opte por ficar na metade da frente, o mais junto possível da linha de água. Numa viagem de avião, deve optar por ficar na zona da asa, principalmente do lado da frente.

Quem viaja no lugar do passageiro pode focar um ponto do exterior. Ele deve olhar para o horizonte. Assim, será mais fácil não enjoar no carro. Nestas viagens, deve-se evitar fixar o olhar em pontos muito próximos, pois isso pode promover os enjoos.

Evite estímulos em andamento

Existem algumas atividades que se podem realizar durante a viagem que ajudam a passar o tempo como ouvir o último álbum da banda preferida ou cantar, seja a solo ou em conjunto com alguém.

Se quer evitar os enjoos, convém evitar outras atividades, nomeadamente escrever, ler (livros ou revistas, por exemplo), ver filmes ou séries no tablet, perder-se no telemóvel, entre outras possibilidades.

Tenha atenção à ventilação

Geralmente, quanto mais agradável está o interior do habitáculo, melhor para os que se encontram no veículo.

Ter o carro demasiado quente irá promover os enjoos. Por isso, deve ligar o ar condicionado a uma temperatura baixa ou abrir as janelas. Isso irá permitir que o ar fresco corra no interior do veículo.

Tenha atenção à hidratação

Outra estratégia que permite evitar os enjoos consiste em manter o corpo hidratado durante a viagem.

Recorra a medicação (se necessário)

Se nenhuma das estratégias anteriores resultar, pode ser necessário recorrer a medicamentos.

No mercado, podemos encontrar várias opções de medicamentos que se destinam à prevenção do enjoo em viagem. Contudo, convém consultar primeiro o seu médico de família, antes de avançar para esta solução.

Dicas específicas para crianças

Embora boa parte das estratégias mencionadas também sejam destinadas aos mais novos, existem estratégias específicas para elas evitarem o enjoo em viagem, nomeadamente:

  • Usar cadeiras altas, para elas fixarem pontos específicos do exterior;
  • Fazer as viagens mais longas nas horas de sono;
  • Manter as crianças entretidas com atividades (jogos, cantar, contar histórias).

A probabilidade das crianças enjoarem é substancialmente inferior, quando elas se concentrarem numa atividade que seja do seu agrado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE