Desporto
Corrida São Silvestre “vai dar atrasar a vida” dos conimbricenses
A 45ª edição da Corrida São Silvestre, que se realiza no próximo sábado, dia 14 de dezembro, inclui a Mini São Silvestre, com início às 15h30, a prova principal, que começa às 18h30, com início e meta na Rua Infanta Dona Maria, e a caminhada. As provas vão originar cortes e condicionamentos de trânsito e ainda alterações nos percursos dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Os condicionamentos de trânsito para a São Silvestre vão ter início no sábado, com o corte integral de trânsito, a partir das 7h00, da Rua Infanta D. Maria (entre a Rua D. João III e a Rua D. Manuel I), para colocação de pórtico e preparação de toda a logística associada ao evento, que se prevê terminar às 20h30. Vai ser, ainda, proibido o estacionamento de viaturas na Rua D. João III, a partir das 00h00 de sexta-feira, dia 13 de dezembro, e nas Rua D. Manuel I e Rua Infanta D. Maria, em frente às escolas Infanta D. Maria e Avelar Brotero, entre as 17h00 de sexta-feira, dia 13, e as 22h00 do dia 14 de dezembro, sábado.
PUBLICIDADE
A utilização dos parques de estacionamento do Mercado, nomeadamente na entrada e na saída dos parques, vai estar condicionada no decorrer da realização da prova. No entanto, vai ser permitida, de forma provisória e condicionada a veículos ligeiros de residentes, a entrada e a saída dos residentes na Rua Infanta D. Maria (Quinta de Santa Teresa), através da circulação em ambos os sentidos pela via de ligação entre a Rua Miguel Torga e a Rua Fernão Lopes, durante o período da corrida principal.
A Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente vai encerrar ao trânsito a partir das 14h00 e a Rua do Brasil (desde a rotunda das Bandeiras) e a Avenida Emídio Navarro (sentido Ínsua dos Bentos – Portagem) vão encerrar a partir das 17h00, à semelhança da Rua dos Combatentes, dos Arcos do Jardim, da Avenida Sá da Bandeira (sentido ascendente), da Manutenção, da Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes e da Rua da Sofia, do Arnado e da Avenida Fernão de Magalhães (entre a rotunda do Arnado e a rotunda da Estevão Cabral).
Nas vias alternativas de circulação, destaca-se o Viaduto do Calhabé com circulação autorizada no sentido Bairro Norton de Matos – Solum, a Rua Monsenhor Nunes Pereira, com circulação autorizada no sentido rotunda das Bandeiras – Solum, a Avenida Emídio Navarro, com circulação autorizada no sentido Portagem – Avenida da Lousã, e a Avenida Fernão de Magalhães, com circulação autorizada nos dois sentidos. No entanto, entre a rotunda do Arnado e a rotunda da Estevão Cabral, o trânsito vai processar-se (nos dois sentidos) pela via contrária.
A Corrida São Silvestre inclui três iniciativas: uma destinada aos mais jovens, a Mini São Silvestre, a corrida e a caminhada. A Mini São Silvestre, com trajetos de 700m, 1400m, 2300m e 3000m, vai levar a condicionamentos de trânsito logo a partir das 14h00, mediante os percursos, podendo retomar-se a circulação no intervalo das provas. O percurso de 700m decorre apenas na Rua Infanta D. Maria, enquanto o percurso de 1.400m parte da Rua Infanta D. Maria até à Rua António Leitão, vira à esquerda para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (duas voltas) e termina de novo na Rua Infanta D. Maria.
O percurso de 2.300m sai da Rua Infanta D. Maria, Rua António Leitão, vira à esquerda para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (1ª volta), vira à esquerda para a Rua Infanta D. Maria, Rua António Leitão, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes (sentido descendente), Rua Brotero, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I, vira à direita para a meta na Rua Infanta D. Maria.
O último percurso, de 3.000m, tem partida na Rua Infanta D. Maria, com passagem pela Rua António Leitão, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes (sentido descendente), Rua Brotero, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (duas voltas) e vira à direita para a meta na Rua Infanta D. Maria.
A circulação vai estar também condicionada, a partir das 18h00 e à medida que a prova avance, no traçado da prova mãe. A prova começa e termina na Rua Infanta Dona Maria, passando pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça São José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua do Brasil, Rua Tomé Rodrigues Sobral, Rua Monsenhor Augusto Nunes Pereira, Rotunda do Supercor, Rua do Brasil, Avenida Emídio Navarro, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Rua da Sofia, Rua Manuel Rodrigues, Praça Princesa Cindazunda, Avenida Fernão de Magalhães, Rua João Machado, Rua da Sofia, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Avenida Sá da Bandeira, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I.
A caminhada também vai implicar condicionamentos a partir das 18h00. A prova tem início e chegada na Rua Infanta Dona Maria e passa pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça São José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Alameda Júlio Henriques, Rua Alexandre Herculano, Praça da República, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I.
Alteração das Linhas dos SMTUC
Neste dia, os SMTUC vão sofrer alterações nas linhas 2T, 4, 5F, 5T, 6, 6F, 7, 7T, 9F, 10, 16, 16G, 24, 24T, 26, 27, 27F, 28F, 29, 30A, 30F, 31, 36, 37, 38, 38F, 45, 103 e Linha Botânico. A partir das 7h00, as linhas que, habitualmente, circulam pela Rua Infanta Dona Maria, vão seguir, em alternativa, pela Rua General Humberto Delgado, retomando o percurso habitual a partir da Escola Secundária Avelar Brotero.
As linhas 2T, 25, 30F, 50, 50M, 50S e 50T, após o encerramento ao trânsito da Rua da Sofia, as carreiras passam a inverter a marcha na rotunda da Rua Padre Estevão Cabral, efetuando o seu ponto de horário na paragem da Fernão de Magalhães, junto aos IEFP.
A linha 103, após encerramento ao trânsito da Rua da Sofia, suspende a circulação, passando a efetuar a linha 4 que, por sua vez, após encerramento da Rua da Sofia e Praça da Républica, vai circular entre a rotunda do Arnado e os Olivais, pelo seguinte percurso alternativo: a partir da rotunda do Arnado, segue pela Avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Rua de Aveiro, retomando o seu percurso na Conchada, e a partir dos Olivais faz o percurso normal até à Penitenciária, seguindo pela Rua Pedro Monteiro, Rua Lourenço Almeida Azevedo, Praça da República, Manutenção, Rua de Saragoça, Rua de Aveiro e Avenida Fernão de Magalhães, retomando o seu percurso no Arnado.
As linhas 5F e 5T, com o encerramento da Rua Infanta D. Maria, logo de manhã (cerca das 7h00), fazem um pequeno desvio a fim de evitar esta rua. Assim, a partir da Rua Carolina Michaellis, seguem para a rotunda da ACIC e viraram à direita para a Rua General Humberto Delgado (passando em frente ao Alma Shopping), retomando o seu percurso a partir da Escola Avelar Brotero. Após encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, iniciam o seguinte percurso alternativo: no sentido Pedrulha/ Vale das Flores, no final da Rua dos Combatentes, seguem pela Rua do Estádio, retomando o percurso na Rua D. Manuel I, e no sentido Vale das Flores/ Pedrulha, após a Quinta da Maia, circulam pela Rua Miguel Torga, Rua Santa Teresa, Rua Infantaria 23, Arcos do Jardim, retomando o percurso na Praça da República.
Após encerramento da Rua dos Combatentes, Rua da Sofia e Praça da Républica, bem como toda a zona envolvente do Estádio (cerca das 17h00), assim como da Rua do Brasil, Ladeira do Batista e Avenida Emídio Navarro, a linha 5F passa a efetuar o percurso da linha 5T, tendo em atenção as seguintes alterações: no sentido Pedrulha/ Vale das Flores, inverte na rotunda da Rua Padre Estevão Cabral, segue pela Avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Rua de Aveiro, Rua António José de Almeida, Cruz de Celas, Avenida D. Afonso Henriques, Rua Miguel Torga, vai à Quinta da Maia, onde retoma o seu percurso, e no sentido Vale das Flores/ Pedrulha, após a Quinta da Maia, circula pela Rua Miguel Torga, Rua Santa Teresa, Rua Pedro Monteiro, Rua Lourenço de Almeida Azevedo, Praça da República, Manutenção, Rua de Saragoça, Rua de Aveiro, Casa do Sal, onde retoma o percurso habitual.
Quanto à linha 6, após encerramento ao trânsito da Rua da Sofia, inicia o seguinte percurso alternativo: entre o cimo de Fala e os HUC, a partir da rotunda do Arnado, segue pela avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Rua de Aveiro, Rua António José de Almeida, retomando o seu percurso na Cruz de Celas; entre os HUC e o cimo de Fala, após a Avenida Afonso Henriques, vira à direita para a Rua de Santa Teresa, seguindo pela Rua Pedro Monteiro, Rua Lourenço de Almeida Azevedo, Praça da República, Manutenção, Rua de Saragoça, Rua de Aveiro, Casa do Sal, Avenida Fernão de Magalhães e Arnado, onde retoma o percurso habitual.
Já a linha 7, com o encerramento da Rua Infanta D. Maria (cerca das 7h00), faz um pequeno desvio a fim de evitar esta rua. Assim, a partir da Rua Carolina Michaellis, segue para a rotunda da ACIC e vira à direita para a Rua General Humberto Delgado (passando em frente ao Alma Shopping), retomando o seu percurso a partir da Escola Avelar Brotero. Após encerramento da Rua da Sofia e Praça da Républica ao trânsito, passa a efetuar serviço como linha 7T que, por sua vez, após o encerramento da Rua da Sofia e Praça da Républica ao trânsito, inicia o seguinte percurso alternativo: passa a efetuar horário na Portagem (Beira Rio), em substituição do Arnado, entre a Avenida Fernão de Magalhães e o Tovim, efetua o seu percurso pela Avenida da Lousã, Avenida Urbano Duarte e Avenida Mendes Silva até ao Alto de S. João, virando à esquerda para a Estrada da Beira até à rotunda das Bandeiras, Rua Monsenhor Augusto Nunes Pereira, rotunda das Palmeiras, onde retoma o seu percurso. Entre Tovim e a Avenida Fernão de Magalhães, efetua o seu percurso normal até à Manutenção, em seguida sobe a Rua de Saragoça, Rua de Aveiro, Casa do Sal, Avendia Fernão de Magalhães e Portagem/Beira Rio.
A linha 9F, com o encerramento da Rua Infanta D. Maria (cerca das 7h00), fazer também um pequeno desvio a fim de evitar esta rua. Assim, a partir da Rua Carolina Michaellis, segue para a rotunda da ACIC e vira à direita para a General Humberto Delgado, retomando o seu percurso a partir da Escola Avelar Brotero. Após encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, inicia o seguinte percurso alternativo: entre Beira Rio e o Casal da Misarela, a partir de S. José, vira pela Rua do Estádio e retoma o percurso na Rua D. Manuel I, e entre Casal da Misarela e a Beira Rio, a partir da rotunda das Bandeiras, segue direto pela Rua do Brasil, não indo à Solum. Após encerramento da Rua do Brasil ao trânsito, inicia o seguinte percurso alternativo: entre Beira Rio e o Casal da Misarela, a partir da Avenida da Lousã efetua percurso pela Avenida Urbano Duarte, Vale das Flores, Rua Paulo Quintela, retomando o percurso na Estrada da Beira, e entre Casal da Misarela e a Beira Rio, na Estrada da Beira vira para a Rua Paulo Quintela, Avenida Mendes Silva, Ponte Rainha Santa Isabel, Avenida Inês de Castro, Ponte de Santa Clara, retomando o percurso na Portagem.
A linha 10, com o encerramento da Rua Infanta D. Maria (cerca das 7h00), faz um pequeno desvio a fim de evitar esta rua. Assim, a partir da Rua Carolina Michaellis, segue para a rotunda da ACIC e vira à direita para a General Humberto Delgado, retomando o seu percurso a partir da Escola Avelar Brotero. Após encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, inicia o seguinte percurso alternativo: entre o Hospital Sobral CID e a Beira Rio, a partir da Rua Carolina Michaelis, sobe a Rua Miguel Torga, Rua Santa Teresa, Rua Pedro Monteiro, Rua Lourenço de Almeida Azevedo, Praça da República, Manutenção, Rua de Saragoça, Rua de Aveiro, Casa do Sal, Avenida Fernão de Magalhães, onde retoma o percurso habitual. Após encerramento da Rua do Brasil, inicia o seguinte percurso alternativo: entre Beira Rio e o Hospital Sobral CID, a partir da Avenida da Lousã efetua percurso pela Avenida Urbano Duarte, Vale das Flores, Rua Paulo Quintela, retomando o percurso na Estrada da Beira.
Em relação às linhas 16 e 16G, com o encerramento da Rua Infanta D. Maria (cera das 7h00), estas linhas fazem um pequeno desvio, a fim de evitar esta rua. Assim, a partir da Rua Carolina Michaellis, seguem para a rotunda da ACIC e viram à direita para a Rua General Humberto Delgado, retomando o seu percurso a partir da Escola Avelar Brotero. Após encerramento ao trânsito na zona da Praça da República e o Estádio, estas linhas deixam de fazer deslocações, de e pela Solum, efetuando sempre o seu percurso por Celas. Devido à impossibilidade de inverter na zona da Manutenção, estas linhas passam a efetuar horário na Praça da República, seguindo para os seus destinos pela Rua Tenente Valadim, Rua Antero de Quental, Rua João de Deus, retomando o seu percurso na Rua Lourenço de Almeida Azevedo.
As linhas 19, 19R e 19T, após o encerramento da Rua da Sofia e Praça da Républica, invertem o sentido na rotunda da Rua Padre Estevão Cabral e efetuam um percurso alternativo pela Rua de Aveiro, Rua António José de Almeida, Cruz de Celas e Rua Augusta e Rua Lourenço de Almeida Azevedo, onde efetua horário e retoma o seu percurso habitual.
Já a linha 24, após encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, inicia o seguinte percurso alternativo: entre o Arnado e o Bairro Norton de Matos, no final da Rua dos Combatentes, segue pela Rua do Estádio, retomando o percurso na Rua D. Manuel I. Após encerramento da Rua da Sofia e Praça da Républica, termina o seu serviço e recolhe às instalações.
A linha 24T, com o encerramento da Rua Infanta D. Maria (cerca das 7h00), faz um pequeno desvio a fim de evitar esta rua. Assim, a partir da Rua Carolina Michaellis, segue para a rotunda da ACIC e vira à direita para a General Humberto Delgado, retomando o seu percurso a partir da Escola Avelar Brotero. Após encerramento da Rua da Sofia e Praça da Républica, inicia o seguinte percurso alternativo: efetua horário na Portagem (Beira Rio) e entre o Bairro Norton de Matos e a Avenida Fernão de Magalhães, a partir da paragem da Rua Carolina Michaelis, sobe a Rua Miguel Torga até à Penitenciaria, vira para a Rua Pedro Monteiro, Rua Lourenço de Almeida Azevedo, Praça da República, Manutenção, Rua de Saragoça, Rua de Aveiro, Casa do Sal, Avenida Fernão de Magalhães, Arnado e Portagem/Beira Rio.
A linha 26, com o encerramento da Rua Infanta D. Maria (cerca das 7h00), fazer um pequeno desvio. Assim, a partir da Rua Carolina Michaellis, seguir para a rotunda da ACIC e vira à direita para a General Humberto Delgado, retomando o seu percurso a partir da Escola Brotero. Após encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, inicia o seguinte percurso alternativo: entre a Praça da República e o Chão do Bispo, no final da Rua dos Combatentes, segue pela Rua do Estádio, retomando o percurso na Rua D. Manuel I, entre o Chão do Bispo e a Praça da República, a partir da paragem da Escola Eugênio de Castro, segue pela Rua Carolina Michaellis, Rua João de Deus Ramos até à rotunda da Bandeiras, aí segue para a Rua do Brasil, onde vai retomar o percurso.
A linha 27, após encerramento da Rua da Sofia e Praça da Républica, inicia o seguinte percurso alternativo: entre a Praça da República e o Ingote, a partir da Manutenção, sobe a Rua de Saragoça e Rua de Aveiro, retomando o seu percurso a partir da Casa do Sal, e entre Ingote e a Praça da República, inverte a marcha na rotunda da Rua Padre estevão Cabral, sobe a Rua de Aveiro e Rua António José de Almeida, onde retoma o seu percurso.
Já as linhas 27F/28F, após encerramento ao trânsito da Rua da Sofia, passam a inverter a marcha na rotunda da Rua Padre Estevão Cabral, efetuando o seu ponto de horário na paragem da Fernão de Magalhães, junto aos IEFP.
Quanto à linha 29, após encerramento da Rua da Sofia e Praça da Républica, inicia o seguinte percurso alternativo: entre a Estação de Coimbra-B e os CHUC, a partir da Estação Nova, segue até à Casa do Sal, sobe a Rua de Aveiro, Rua António José de Almeida, retomando o seu percurso a partir da Cruz de Celas.
As linhas 30A e 30F, após o encerramento ao trânsito da Rua da Sofia, passam a inverter a marcha na rotunda da Rua Padre Estevão Cabral, efetuando o seu ponto de horário na paragem da Fernão de Magalhães, junto aos IEFP.
A linha 31, após alteração de trânsito na Avenida Fernão de Magalhães, efetua horário na Portagem (Beira Rio), e a linha 36, após encerramento da Rua da Sofia e Praça da Républica, inicia o seguinte percurso alternativo: entre a Praça da República e a Ponte Eiras, a partir da Manutenção, sobe a Rua de Saragoça, Rua de Aveiro e Casa do Sal, onde retoma o seu percurso.
Já a linha 37, com o encerramento da Rua Infanta D. Maria (cerca das 7h00), fazer um pequeno desvio e, a partir da Rua Carolina Michaellis, segue para a rotunda da ACIC e vira à direita para a General Humberto Delgado, retomando o seu percurso a partir da Rua D. Manuel I. Após encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, inicia o seguinte percurso alternativo: entre os HUC e o Vale das Flores, a partir de Escola Eugênio de Castro, segue pela Rua Carolina Michaellis, Rua João de Deus Ramos até à rotunda das Bandeiras, sobe pela Rua de Moçambique, Rua de Angola, retomando o percurso na rua da Guiné. Após encerramento Rua do Brasil (desde a rotunda das Bandeiras), inicia o seguinte percurso alternativo: entre os HUC e o Vale das Flores, a partir da rotunda das Palmeiras, segue pela Rua Jorge Anjinho, Avenida Fernando Namora, Avenida Mendes Silva, até à rotunda dos Bombeiros, aí vai para a Rua Paulo Quintela e Bairro Norton de Matos, retomando o percurso a partir da Praça Infante D. Henrique.
As linhas 38 e 38F, após encerramento ao trânsito da Avenida Emidio Navarro, iniciam o seguinte percurso alternativo: entre o Pólo II e Santa Clara, a partir da Rua Paulo Quintela, seguem pela Avenida Mendes Silva, Ponte Rainha Santa Isabel, Avenida Inês de Castro, Ponte de Santa Clara, retomando o seu percurso a partir da Portagem.
Quanto à linha 39, a viagem desta linha, com saída do Ribeiro de Vilela às 13h45, termina na Portagem (Beira Rio). A linha 45, após o encerramento ao trânsito da zona da Rua do Brasil, inicia o seguinte percurso alternativo: entre a Portagem e o Zorro, a partir da Avenida da Lousã, vai pela Avenida Urbano Duarte, Avenida Mendes Silva, Rua Paulo Quintela, retomando o seu percurso na Estrada da Beira, e entre o Zorro e a Portagem, na Estrada da Beira, vira à esquerda para a Rua Paulo Quintela, Avenida Mendes Silva, Ponte Rainha Santa Isabel, Avenida Inês de Castro, Ponte de Santa Clara, terminando na Portagem.
A Linha do Botânico, com o encerramento ao trânsito da Avenida Emidio Navarro, fica suprimida por não ser possível aceder ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE