Coimbra
Coro Sinfónico Inês de Castro atua Teatro Gil Vicente
Um concerto comemorativo do 70.º Aniversário da Carta dos Direitos Humanos das Nações Unidas pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, vai realizar-se na quinta-feira, às 21:30, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra.
O Coro Inês de Castro, que é o “único coro sinfónico residente da cidade de Coimbra”, associou-se à Assembleia da República e à Universidade de Coimbra naquelas comemorações, preparando para o seu tradicional Concerto de Natal uma apresentação da ‘Armed man’/Missa pela paz’, do compositor galês contemporâneo Karl Jenkins.
Esta obra coral e sinfónica, de “pendor assumidamente pacifista e ecuménico, baseia-se no texto da missa latina, à qual o compositor associou a canção popular medieval ‘L’ homme armé’ e outras referências da história de música, bem como textos de outras tradições religiosas e de grandes nomes da literatura”, refere uma nota do Coro Inês de Castro.
“Com as suas raízes nos dois grandes conflitos bélicos do século XX, esta missa da paz tem-se tornado uma das obras mais interpretadas neste início de século XXI”, tendo o Coro Inês de Castro tido a oportunidade de a apresentar, em maio, “juntamente com centenas de coralistas de todo o mundo”, no Concerto Comemorativo dos 100 anos do fim da Primeira Grande Guerra, no Royal Albert Hall de Londres.
O Coro Sinfónico Inês de Castro propõe-se assim “dedicar o seu Concerto de Natal ao documento universal que traduz os fundamentos éticos das modernas democracias”.
Related Images:
PUBLICIDADE