Coimbra
Conversas sobre a Arte Xávega na Biblioteca de Cantanhede. Peixe na Tocha
Realizou-se a 8 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, a conferência “A Terra e o Mar: conversas sobre a Arte Xávega”.
Foi oradora na sessão Maria Carlos Chieira Pêgo, Chefe da Divisão de Cultura e Desporto, na Câmara Municipal de Cantanhede e diretora do Museu da Pedra, tendo a iniciativa surgido no âmbito do projeto concelhio Tardes Comunitárias: Dar + Vidas aos Anos.
PUBLICIDADE
A sessão foi presidida pelo Vereador da Cultura, Pedro Cardoso, que para além de fazer «um balanço positivo do projeto Tardes Comunitárias, bem evidenciado pela forte adesão, com o objetivo de promover a participação ativa e saudável, visando melhorar a qualidade de vida, bem-estar físico, social e mental, dos seus destinatários, assim como facultar o acesso a atividades culturais e desportivas, fomentando a participação social e cívica, bem como a troca de experiências, a partilha de ideias, conhecimentos e momentos de convívio». O edil destacou ainda o interesse da temática deste «tipo de pesca tradicional, a Arte-Xávega, única e fascinante, património cultural marítimo, do maior interesse turístico, histórico, etnográfico, e com enorme potencial económico e turístico futuro».
No decurso da sessão, na qual estiveram presentes mais de 70 pessoas, foi inaugurada a exposição de pintura “100 Anos de Cultura Xávega na Praia da Tocha”, da pintora Stella Maris Vallejo.
Related Images:
PUBLICIDADE