Coimbra
Convento São Francisco acolhe seminário sobre os desafios da inovação social e pública
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do LMx|Coimbra – Laboratório Municipal de Experimentação de Coimbra, em parceria com a Universidade de Aveiro, vai realizar no próximo dia 20 de setembro, no Convento São Francisco, o seminário subordinado ao tema “Os Desafios da Inovação Social e Pública em contexto de incerteza e de transição societal, digital e climática”. Os trabalhos começam às 9h30, com o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e o pró-reitor da Universidade de Aveiro, Filipe Teles. No encerramento, é esperada a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, para além do vice-presidente da Câmara, Francisco Veiga.
O seminário contará com a presença de 100 participantes e está organizado em painéis de discussão e mesas redondas, onde se vai procurar promover o diálogo entre especialistas das áreas de gestão pública, inovação social e desenvolvimento sustentável. O evento visa proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências sobre como as instituições podem, de forma inovadora, adaptar-se a um futuro marcado por grandes mudanças.
Entre os tópicos a serem abordados estão a transição digital, as estratégias de inovação social em contextos de crise, e o papel das autarquias na criação de soluções sustentáveis para os desafios climáticos. O seminário promete, por isso, ser um marco importante no debate sobre a inovação social e pública em Portugal, sendo uma oportunidade única para profissionais e académicos partilharem ideias e desenvolverem soluções para um futuro mais sustentável e justo.
Às 9h45, tem início a primeira mesa-redonda, sobre “Inovar em contexto de incerteza e de transição”, com a participação de Sílvia Ferreira, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora do CES, e responsável pelo projeto “Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal”, Pedro Calado, diretor do Programa Cidadãos Ativos da Fundação Calouste Gulbenkian, Sara Gonçalves, fundadora e gestora da ACTIF | Digital Health | Healthy Ageing, e Sofia Mota, presidente da Agência para a Modernização Administrativa. A moderação está a cargo de José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, que assume também o papel de consultor científico do seminário.
Às 11h30, tem início a segunda mesa-redonda, sobre o tema “Os desafios da inovação pública em contexto de incerteza e transição”, com Jorge Lagarto, diretor do LabX – Centro de Inovação para o Setor Público, Nuno Pimenta, diretor do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital da CM de Coimbra, Sandra Godinho, diretora do Departamento de Relação com o Munícipe e Participação da CM de Lisboa, e Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit. Neste painel, a moderação será realizada por António Albuquerque, diretor do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento da CM de Coimbra.
Os trabalhos prosseguem depois de almoço, a partir das 14h30, com a terceira mesa-redonda do programa, sob o tema “Os desafios da inovação social e cívica em contexto de incerteza e transição” e com a participação de Marta Albuquerque, vice-presidente da EMPIS-Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Fernando Paulo, do Centro de Inovação Social do Porto e vereador na CM do Porto, Liliana Valpaços, cofundadora da Associação Mundo Nobu, e Carlos Azevedo, da Research Manager no Yunus Social Innovation Center da Católica Lisbon School of Business and Economics. A moderação do debate está a cargo de Isabel Ferreira, cocoordenadora do projeto URBiNAT – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
O painel de encerramento tem início marcado para as 16h30 e o tema em debate prende-se com “O presente e futuro da inovação pública e da inovação social”. Contará com a presença de Filipe Almeida, presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030, Rui Marques, coordenador do Forum Governação Integrada – GOVINT, Susana Corvelo, subdiretora do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva, e Jorge Brandão, vogal executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030, em representação da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Catarina Carvalho, do A Mensagem de Lisboa, moderará este painel.
Related Images:
PUBLICIDADE