Vamos

Conto de Ilse Losa inspira oficina de ilustração para crianças 

Notícias de Coimbra | 27 minutos atrás em 15-01-2025

A ilustradora Ana Biscaia dirige no próximo sábado, 18 de Janeiro, em Coimbra, a oficina de ilustração “Dandy!”, inspirada no conto com o mesmo titulo da escritora Ilse Losa. Realizada no âmbito do projecto “Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo”, a iniciativa destina-se a crianças entre os 6 e os 14 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

A oficina tem como ponto de partida o conto para crianças “Dandy”, de Ilse Losa, originalmente publicado em 1989, no livro “O rei Rique e outras histórias” (Porto Editora).

PUBLICIDADE

A história fala-nos de um “cão estrondoso, que fazia muitas coisas mirabolantes” – adianta a ilustradora. Depois de alguns disparates e de reencontrar o seu primeiro dono, “amadurecido pela vida”, torna-se mesmo “um companheiro de se lhe tirar o chapéu. Começou por pintar as cadeiras que tinha roído. Depois tomou a seu cargo vários trabalhos domésticos: lavava a louça, remendava lençóis e toalhas; fazia compras no mini-mercado. Para além de tudo isso, deu-se ao luxo de estudar a História do Império Romano” – lê-se nas páginas deste conto.

Na oficina proposta por Ana Biscaia, as crianças vão ler o texto, conhecer o cão, desenhar as suas particularidades e características. Desenho a desenho, usando tintas, recortes e colagens, vão dar vida à personagem criada por Ilse Losa e construir um livro ilustrado. Dirigida a crianças e jovens adolescentes entre os 6 e os 14 anos, a actividade tem a duração de duas horas (entre as 11:00 e as 13:00). A inscrição custa 10 euros.

Ilse Losa (1913-2006) nasceu na Alemanha e chegou a Portugal como refugiada em 1934, fugindo ao horror nazi. Adquiriu a nacionalidade portuguesa e colaborou com várias edições periódicas, como O Diabo, Gazeta Musical e de Todas as Artes, Seara Nova, Vértice, Colóquio/Letras, Portucale ou Jornal de Letras. Traduziu para português vários escritores de língua alemã (Brecht, Max Frisch, Adolf Himmel, entre outros), bem como os contos do dinarmaquês Hans Christian Andersen. Traduziu para alemão vários autores portugueses.

Como escritora (ficção, poesia e crónica), a sua obra centra-se na retrospectiva auto-biográfica, evocando a infância e a adolescência, ensombradas pela perseguição do regime nazi e pelo exílio a que foi forçada e que fazia com que se reconhecesse estrangeira tanto no país natal quanto na pátria adoptiva. O seu primeiro romance, “O Mundo em que Vivi” (1949), retrata o ambiente de guerra vivido, ainda em criança, na Alemanha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE