Empresas
Consórcio liderado pela Bluepharma assina contrato do PRR num investimento de 30 M€
A Bluepharma, líder do consórcio CiNTech – Polo Tecnológico de Inovação, Translação e Industrialização de Medicamentos Injetáveis Complexos – assinou no passado dia 17 de setembro, o termo de aceitação das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O CiNTech pretende promover a criação e capacitação do primeiro Polo Tecnológico inteiramente dedicado a medicamentos injetáveis complexos em Portugal, num investimento global de 30 milhões de euros correspondente a um incentivo de cerca de 21 milhões de euros. Do consórcio fazem parte além da Bluepharma, a Universidade de Coimbra, o Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL), e três PMEs (Biotrend, JPM e Joinsteel).
“Queremos atrair os melhores do mundo a produzir em Portugal”, destacou Sérgio Simões, Vice presidente da Bluepharma, na apresentação do projeto do consórcio, que decorreu no passado sábado, durante a cerimónia de assinatura de 18 novos contratos.
A sessão foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Secretário de Estado da Economia, João Neves, e do Presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo.
“Este programa é um verdadeiro trampolim para a transformação da economia portuguesa”, disse o primeiro-ministro, salientando que “Até 2030, estas Agendas deverão contribuir de forma efetiva para o aumento das exportações de bens e serviços, bem como para o incremento significativo do investimento em I&D e para a redução das emissões de CO2”.
As Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial irão gerar 9077 postos de trabalho, dos quais 6230 altamente qualificados, com um investimento associado de 1,3 mil milhões de euros em áreas tão diversas como saúde, automóvel aeronáutica e espaço, economia do mar ou fabricação aditiva, entre outras.
Related Images:
PUBLICIDADE