Conselho de Ministros aprovou hoje o Programa da Orla Costeira

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-06-2017

O Conselho de Ministros aprovou hoje o Programa da Orla Costeira (POC) de Ovar – Marinha Grande, documento que abrange 140 quilómetros de costa de onze concelhos, numa área total de intervenção de 970 quilómetros quadrados.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

figueira da foz

“Tratando-se de um troço da orla costeira com um generalizado risco de erosão, de galgamento e de inundação, o programa confere prioridade absoluta à adaptação do território aos fenómenos erosivos”, explica o Governo no comunicado do Conselho de Ministros divulgado hoje.

O Governo esclarece ainda que, “como forma de garantir a adequada preparação para as alterações climáticas, [o POC] prevê que, em função das tendências registadas, se escolham as soluções de adaptação mais ajustadas: defesa, acomodação ou relocalização”.

O executivo destaca que as soluções definidas por este programa, que estava a ser preparado desde 2010, foram objeto de “concertação estreita” com os municípios envolvidos.

A área de intervenção do Programa de Orla Costeira Ovar – Marinha Grande inclui as águas marítimas costeiras e interiores e os respetivos leitos e margens, assim como as faixas de proteção marítimas e terrestres inseridas na área de circunscrição territorial da Administração da Região Hidrográfica do Centro.

O programa abrange os municípios de Ovar, Murtosa, Aveiro, Ílhavo, Vagos, Mira, Cantanhede, Figueira da Foz, Pombal, Leiria e Marinha Grande e ainda a totalidade da área da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, no concelho de Espinho, e a totalidade do concelho da Marinha Grande.

Os Planos de Ordenamento da Orla Costeira são um instrumento enquadrador destinado a produzir uma melhoria, valorização e gestão dos recursos presentes no Litoral.

Nesse âmbito, ordena os diferentes usos e atividades, classificar as praias e regulamentar para uso balnear, valorizando e qualificando as praias consideradas estratégicas por motivos ambientais e turísticos.

O documento enquadra o desenvolvimento das atividades específicas da orla costeira, tendo como um dos principais objetivos assegurar a defesa e conservação da natureza.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE