Economia
Conselho Empresarial da Região de Coimbra alerta para a urgência de medidas de apoio à economia
O CERC – Conselho Empresarial da Região de Coimbra, reuniu no dia 8 de junho de 2022, na Lousã, onde no início da reunião foi integrada no CERC uma nova associação empresarial a “ACII – Associação Comercial e Industrial do Interior,” que na região de Coimbra representa os territórios de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil.
Foi discutido e analisado o estado atual da economia e das empresas sediadas nos 19 municípios da região de Coimbra.
PUBLICIDADE
A reunião contou com participação das 13 associações empresariais que estão no terreno e que localmente falam e ouvem os empresários, e é esta a Força do CERC: a sua representatividade e a sua proximidade.
“Foi unânime, que para as micro e pequenas empresas, que são mais de 95% das empresas da região de Coimbra, os tempos atuais estão muito instáveis, em resultado dos “efeitos da guerra na Ucrânia” e pelo “Covid-19”, com os custos energéticos a atingirem recordes, pela escassez de alguns produtos e pela falta de Recurso Humanos. Todos os presentes no CERC demonstraram a grande preocupação dos empresários da região de Coimbra, que em todos os sectores estão a “viver” tempos de grande incerteza e instabilidade, e alertaram para a urgência de medidas de apoio à economia. É urgente que o estado intervenha na economia, por exemplo com políticas fiscais “menos agressivas”, por forma a que os consumidores ganhem poder de compra, pois com a inflação nas taxas atuais, se nada for feito a muito curto prazo entraremos em recessão, com os efeitos nefastos que todas as recessões trazem para os territórios, salientam os empresários.
O CERC afiança que “continua a crescer e está cada vez mais forte e mais representativo, pois de forma regular e constante nestes últimos tempos tem vindo a estabelecer parcerias com cada vez mais entidades, que a nível regional e a nível nacional, que defendem e representam todos os sectores da economia”.
Nas palavras do presidente da direção do CERC, Nuno Lopes, “O CERC está presente de forma direta e efetiva nos 19 município da região de Coimbra, onde são as associações empresariais locais, os rostos e a voz das empresas de toda a região de Coimbra, todos estão juntos por uma região de Coimbra mais forte e mais coesa”.
Related Images:
PUBLICIDADE