Economia
Conimbricense cria passeio de autocarro panorâmico mais inovador do mundo
É um miradouro com vistas para todos os lados e para cima – e é também uma experiência multimédia. Mostra a história, o caráter e a vivência das cidades. É confortável, espaçoso, climatizado. “Sentimos que, à nossa escala, estamos a fazer algo pelo futuro do turismo em Portugal e queremos expandir-nos para mais zonas do país”, diz Paulo Parreira, responsável pelo projeto. “Quando o mercado retomar o seu fluxo normal, quem tiver inovado e qualificado os seus produtos vai ter vantagens na retoma”.
Começou a ser testado nos últimos dias de julho, no centro de Lisboa, um autocarro panorâmico para turistas completamente inovador e com caraterísticas que não existem em mais nenhuma cidade do mundo: tem vista total dos lados e por cima – e, à frente, tem um ecrã que, ora reproduz a rua que se está a percorrer, ora passa pequenos vídeos que descrevem os locais que está a atravessar, dando apontamentos históricos sobre a cidade e o país ou, então, contando os costumes e as singularidades dos bairros lisboetas e dos seus habitantes.
No “Smart Sightseeing” – assim de chama este autocarro que todos os dias parte de hora a hora dos Restauradores (em frente ao Palácio Foz) para passeios de 50 minutos – os visitantes passam a ter disponível uma mistura de passeio e de miradouro turístico com um espetáculo multimédia. Durante toda a viagem os turistas estão sempre a ouvir informações sobre os sítios onde estão a chegar, convidando-os a olhar para os pontos mais interessantes. E, entre cada um dos locais, são projetados 26 vídeos com uma atriz, imagens aéreas, virtuais e animadas que explicam a história, o caráter e a vivência da cidade. O autocarro é muito espaçoso, confortável (só transporta 18 passageiros de cada vez) e climatizado.
“Os passeios panorâmicos são um sucesso em todo o mundo, mas sempre lhes encontrei três limitações: mostram a cidade, mas não a explicam; são desconfortáveis sempre que chove, faz frio ou há muito calor; e perdem interesse quando cai a noite”, afirma Paulo Parreira, o conimbricense responsável por esta empresa de inovação turística nascida na Startup Lisboa. “Concebemos o nosso autocarro para ultrapassar essas limitações e, por isso, chamamos-lhe ‘Smart Sightseeing’: fazemo-lo para sublinhar que é uma versão 2.0 dos tradicionais sightseeing, a qual explica o melhor da cidade numa linguagem divertida, opera à noite e tem sempre o maior conforto, independentemente do estado do tempo”.
Todos os vídeos que passam estão dobrados em inglês, francês, espanhol, alemão e chinês (mandarim). E há alguns de reserva, para o caso de haver um acidente numa das ruas onde o autocarro esteja a passar ou um engarrafamento que atrase a viagem: nesse caso, ajudam-se os turistas a passar o tempo de uma forma interessante com, por exemplo, um vídeo que conta a história do pastel de nata.
A animação que é feita à volta da atriz que vai falando ao longo da viagem acentua o tom alegre das suas tiradas. Mas isso não impede que seja dada informação fidedigna sobre a origem dos lugares, a sua evolução ao longo do tempo, ou, até, informações verdadeiramente originais: poucos portugueses saberão, por exemplo, que os historiadores se inclinam cada vez mais para a possibilidade de o nome Tejo ter origem numa árvore comum em Lisboa.
Há também informação sobre o clima, a luz da cidade, as suas festas populares ou a sua gastronomia. E, embora de uma forma sintética, os passeantes estão sempre a ser informados das caraterísticas dos bairros por onde vão passando: Mouraria é “onde nasceu o fado”, Alfama tem “origem muçulmana”, o Chiado é “cosmopolita”, o Príncipe Real “o bairro ‘trendy’, com muitos artistas e designers”, a Avenida da Liberdade a “zona de luxo, com lojas caras”.
“Lançámos este autocarro único em plena crise turística porque entendemos que é nestas alturas que a inovação é mais importante”, afirma Paulo Parreira, que já foi CEO da Lifecooler. “Sentimos que estamos a fazer algo pelo futuro do turismo em Portugal e queremos expandir-nos para outras zonas do país: quando o mercado retomar o seu fluxo normal, quem tiver inovado mais e qualificado mais os seus produtos e serviços vai ter grandes vantagens na retoma. À sua escala, o Smart Sightseeing está a dar o seu contributo”.
Related Images:
PUBLICIDADE