Primeira Página

Conimbricense Beatriz Rosário ousada nos Globos de Ouro

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 04-10-2024

Imagem: Facebook

A conimbricense Beatriz Rosário decidiu homenagear o traje académico de Coimbra levando um vestido à gala dos Globos de Ouro, na noite de domingo, 29 de setembro, inspirado no fato dos estudantes.

PUBLICIDADE

“Que noite bonita ontem nos @globosdeouro … levei uma reinvenção do traje em homenagem ao próximo single ‘Coimbra tem mais encanto’, em Brevee”, escreveu no seu Instagram.

“Levar Coimbra é uma forma de refletir as minhas raízes e a liberdade de ser… em breve trago-vos o meu novo single ‘Coimbra tem + encanto'”, escreveu.

PUBLICIDADE

O traje académico representa características da vida estudantil como a confraternização, a igualdade, o respeito e a união.

Em 1957, é publicado o primeiro código da praxe académica e o traje passa a ser visto como um símbolo de igualdade deixando de ter como objetivo diferenciar classes e hierarquias: passa a representar respeito, humildade e fraternidade. A versão feminina surgiu em 1915.

PUBLICIDADE

O traje masculino, de cor preta, é composto por: capa, batina, calças, colete, gravata, meias, sapatos e gorro (facultativo). Só a camisa é que é branca.

Já o traje feminino, também todo preto, é constituído por: capa, casaco, saia travada, gravata, meias e sapatos. De igual forma, também só a camisa é que é branca.

A nova música já está disponível.

Beatriz Rosário de 26 anos nasceu em Coimbra e cresceu a ouvir os discos do avô que desde cedo se tornaram a “porta de entrada” para o mundo do Fado.

Beatriz Santos, nome verdadeiro, adotou o apelido artístico de Rosário, como forma de homenagem à avó que sempre a incentivou a explorar o seu talento.

Licenciada em economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestre em marketing intelligence pela Universidade Nova de Lisboa.

Terminada a licenciatura, Beatriz rumou até Lisboa com o objetivo de se lançar musicalmente. Beatriz já teve a oportunidade de trabalhar com vários artistas nacionais como AGIR, D.A.M.A e Ivo Lucas, que guiaram a fadista pelo caminho pretendido. O seu EP “Rosário” levou a artista a procurar um lugar comum entre a tradição da música portuguesa e os novos sons. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE