Eiras, em Coimbra, vai viajar no tempo durante dois dias. O Mercado Medieval vai instalar-se no Largo e traz comeres e beberes medievais, cavaleiros, armas, artesãos, espetáculo de fogo e até um espetáculo fakir e encantadores de serpentes.
A viagem está marcada para sábado, 30 de abril, e domingo, 1 de maio. Resulta de uma parceria entre a União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, e a Academia de Cultura e Desporto Wolf Dance e a associação Episódio.
A iniciativa, apresentada hoje pela organização, decorre no Largo de Eiras a partir das 11:00 de sábado, dia 30 de abril. Começa com uma arruada e cortejo de músicos pelas ruas do burgo para chamar o povo. “Vamos ter um conjunto de surpresas e figurantes. Vamos ter espetáculos, envolver a comunidade, ter cavaleiros, espetáculos de fogo … O enquadramento que conseguimos dar aqui em Eiras é fantástico”, afirmou ao Notícias de Coimbra Luís Correia, presidente da União de Freguesias, lançando o convite para que todos estejam presentes.
PUBLICIDADE
Porco no espeto ao vivo, uma dúzia de artesãos diferentes, 20 tabernas e espaços de venda de produtos e ainda cerca de três dezenas de figurantes, vestidos a rigor vão ajudar a recriar o cenário medieval. “Desde costumes de vestir aos comeres, vamos ter o ambiente da época e esperamos bastante afluência ao mercado”, afirmou Mafalda Lopes, da Wolfdance. Os visitantes poderão assistir ao treino de cavaleiros e até, em segurança, experimentar as armas, revelou Nuno Marques, da Episódio. Para a preparação do evento, a organização teve em consideração a história local de Eiras que “é riquíssima e muito antiga”, acrescentou.
Depois de dois anos de interregno, eis que regressa a quarta edição do evento, depois de Casal do Lobo e Santo António dos Olivais já terem sido palco de um Mercado Medieval. A entrada é livre.
Programa:
Sábado, 30 de abril
11:00 – Arruada e Cortejo de músicos pelas ruas do burgo
12.00 – Comeres e beberes nas tabernas do mercado
15:00 – Mesteirais e homens de ofício acorrem à praça com seus mestres. Meirinho visita o mercado e seus folguedos e faz o seu parecer aos produtos mercantis e artesanais da feira, para que tudo esteja em ordem para a abertura.
16:00 – Cortejo Régio pelas ruas do Burgo e auto de abertura do mercado na praça principal
17:00 – Treino de Cavaleiros. Destreza e manuseamento de armas de corte e vivências no acampamento
18:00 – Wolfdance
19:00 – Fakir MP contorcionismo humano e encantadores de serpentes
20:00 – Comeres e beberes nas tabernas do mercado
21:30 – Wolfdance
22:00 – Espetáculo de fogo e pirotecnia leve
Domingo, 1 de maio
11:00 – Abertura e Cortejo de músicos pelas ruas do burgo
12:00 – Comeres e beberes nas tabernas do mercado
15:00 – Trovadores da treta, trupe de comediantes
16:00 – Wolfdance
17:00 – Os Prognosticadores, trupe itinerante de comediantes que buscam o conhecimento para além do Cristianismo, sem nunca fazer uma adivinhação errada
18:00 – Torneio Medieval de Combates Apeado
19:00 – Condenação e arrastamento de judeus e sua conversão em cristãos novos
20:00 – Comeres e beberes nas tabernas do mercado
20:00 – Wolfdance
21:00 – Fakir, espetáculo de fakirismo, manipulação de fogo, contorcionismo, vidros, facas. Auto de encerramento.
Veja o direto NDC com Mafalda Antunes, da Wolfdance, e Nuno Marques, da Episódio:
Veja o direto NDC com Luís Correia, presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades:
Veja o direto NDC com a apresentação do evento:
PUBLICIDADE