Economia

Conheça as mulheres mais poderosas de Portugal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 minutos atrás em 06-02-2025

A Forbes Portugal revelou o ranking de 2024, destacando as mulheres mais poderosas e influentes do país.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Naquele ano, o estudo incluiu uma abordagem mais inclusiva, abrangendo 150 mulheres de diferentes setores como energia, responsabilidade social, moda, distribuição e retalho, tecnologia, telecomunicações, indústria, e banca, finanças e investimentos.

Entre os nomes de destaque, a líder do ranking é Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp e acionista do Grupo Amorim, que alcançou 86 pontos na categoria de energia. Seguindo-se, Cláudia Azevedo, CEO da Sonae e acionista do Grupo Sonae, obteve 85 pontos na categoria moda, distribuição e retalho. Em terceiro lugar, Mafalda Duarte, diretora executiva do Fundo Verde para o Clima, somou 83 pontos na categoria responsabilidade social.

A edição foi notável pela sua escolha mais inclusiva. Como explicou a revista, o ranking foi organizado em 11 categorias diferentes, permitindo uma representação mais ampla das mulheres em posições de liderança em diversos campos. A avaliação foi feita com base em cinco critérios rigorosos, pontuando de zero a 20, para fornecer uma visão clara do impacto e relevância de cada mulher nas suas respetivas áreas.

Top 10 das mulheres mais influentes de 2024:

1.ª – Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp / Acionista Grupo Amorim (86 pontos, categoria energia)

2.ª – Cláudia Azevedo, CEO da Sonae / Acionista Grupo Sonae (85 pontos, categoria moda, distribuição e retalho)

3.ª – Mafalda Duarte, diretora-executiva do Fundo Verde para o Clima (83 pontos, categoria responsabilidade social)

4.ª – Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal (82 pontos, categoria tecnologia e telecomunicações)

5.ª – Inês Caldeira, diretora-adjunta Mundial da L’Oréal Paris (81 pontos, categoria indústria)

6.ª – Manuela Ferro, vice-presidente do Banco Mundial – Ásia Pacífico (80 pontos, categoria banca, finanças e investimentos)

7.ª – Vera Pinto Pereira, CEO da EDP Comercial e presidente da Fundação EDP (79 pontos, categoria energia)

8.ª – Isabel Ferreira Pinto, CEO do Pingo Doce (78 pontos, categoria moda, distribuição e retalho)

9.ª – Maria Ramos, consultora do Banco Mundial (75 pontos, categoria banca, finanças e investimentos)

10.ª – Manuela Medeiros, fundadora, acionista e diretora-geral da Parfois (74 pontos, categoria moda, distribuição e retalho)

Esta seleção sublinha o crescente protagonismo das mulheres nas principais indústrias de Portugal e reconhece a sua liderança, visão estratégica e impacto social. A Forbes Portugal segue, assim, a sua tradição de destacar as personalidades mais influentes e inspiradoras do país, refletindo o panorama atual de uma sociedade cada vez mais plural e inclusiva.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE