A língua portuguesa é muito traiçoeira. A sua complexidade faz-se sentir no quotidiano.
Confira uma lista de palavras mal pronunciadas…
PUBLICIDADE
A nossa língua é uma ferramenta indispensável para podermos expressar as nossas ideias. O domínio da língua portuguesa permite-nos apresentar os nossos argumentos e defender a nossa posição.
Quando existe um desconhecimento da língua portuguesa, o risco de fazer má figura é elevado. Uma gaffe dada no momento errado pode revelar-se uma mancha difícil de limpar.
Desta forma, conhecer alguns dos erros mais comuns pode representar uma boa estratégia para não cometer as mesmas falhas.
No presente artigo do Notícias de Coimbra, iremos apresentar um conjunto de palavras que tendem a ser mal pronunciadas por muitos portugueses.
Supérfluo
A palavra supérfluo é um adjetivo. Este termo significa que é de mais; demasiado, excessivo. O mesmo conceito também significa algo inútil, desnecessário. Esta palavra pode também ser nome masculino. Supérfluo significa o que é desnecessário; o que não é essencial.
O termo supérfluo vem do latim superflŭu-, com o mesmo sentido. Muitos portugueses proferem a palavra da forma “superfulo”, quando deveriam pronunciar “supérfluo”.
Logótipo
A palavra logótipo é um nome masculino. Logótipo consiste num elemento gráfico que representa uma marca. Um logótipo é constituído por letras e/ou símbolos, sendo usado regularmente como identidade visual de uma certa instituição, de um determinado serviço, de um produto em específico, etc.
Na tipografia, o termo logótipo refere-se a um grupo de duas ou mais letras que são fundidas num só tipo para acelerar a composição tipográfica ou para formar sigla. A palavra logótipo vem do grego lógos, «palavra» +týpos, «tipo». Muitos portugueses pronunciam mal a palavra. Pronunciam “logotípo”, em vez de “logótipo”.
Asterisco
O termo asterisco é um nome masculino. Trata-se de um sinal gráfico em forma de estrela (*). O asterisco é frequentemente utilizado para indicar qualquer informação em nota; estrela. A palavra asterisco indica que há uma nota de rodapé.
O asterisco é um termo que vem do grego asterískos, «estrelinha», pelo latim asteriscu-, «asterisco». É bastante comum ver pessoas dizerem “asterístico”, quando deveriam optar por uma forma mais simples, asterisco, que é a forma correta de pronunciar a palavra.
Disenteria
A palavra disenteria é um nome feminino que, na medicina, tem o significado de infeção dos intestinos que, por regra, origina dores abdominais, evacuações regulares com presença de sangue e ulceração da mucosa.
O termo disenteria vem do grego disenteria, isto é, «doença intestinal», pelo latim dysenterĭa-, «disenteria». Muitas pessoas que recorrem a esta palavra pronunciam-na mal, pois dizem “desinteria”, em vez de pronunciarem “disenteria”, a forma correta.
Acelerar
O termo acelerar significa aumentar a velocidade ou adquirir velocidade. Também pode significar tornar (-se) célere. O termo acelerar pode ser usado no sentido de apressar (-se), despachar (-se). Adiantar.
A palavra acelerar pode ainda significar reduzir o tempo de, abreviar. Apesar desta palavra ser conhecida, regularmente é mal pronunciada pelos portugueses, que pronunciam acelarar, erradamente, em vez de acelerar.
Empecilho
A palavra empecilho é um nome masculino, que significa coisa que estorva; embaraço. O termo empecilho também significa obstáculo; impedimento. Esta palavra vem do castelhano impecillo, com o mesmo sentido. Apesar da forma correta de pronunciar a palavra ser empecilho, muitos portugueses teimam em pronunciar “Impecilho”.
Losango
A palavra losango é um nome masculino. Este termo é bastante usado na geometria, significando paralelogramo de lados iguais que tem 2 ângulos agudos e 2 ângulos obtusos. O termo losango vem do francês losange, com o mesmo sentido. Apesar da forma correta de dizer esta palavra ser mais simples, losango, muitos portugueses optar por usar uma palavra mais complexa e proferem a palavra losângulo, que não existe.
Calvície
Calvície é um nome feminino. Este termo é próprio da área da Medicina. A palavra é usada no sentido de queda definitiva, total ou parcial, dos cabelos; acomia. Calvície é estado do que é calvo.
O termo calvície vem do latim calvitĭe-, que significa «falta de cabelos». Muitos portugueses pronunciam mal esta palavra, pois proferem calvice, em vez de calvície.
Beneficente
Este termo é adjetivo de 2 géneros. A palavra significa que pratica a beneficência; caritativo. O termo beneficente vem de beneficência. Alguém que organiza um jantar beneficente fá-lo por caridade, para ajudar os mais necessitados.
Apesar de ser comum a aplicação desta palavra. Por exemplo, um concerto beneficente cujos lucros reverterão para ajudar os refugiados, o termo é frequentemente pronunciado erradamente, benificiente, em vez de beneficente.
Príncipe
O termo príncipe é um nome masculino. Príncipe significa filho de família reinante. Em alguns países, esta palavra também significa herdeiro presuntivo da coroa. O termo príncipe ainda tem o significado de filho primogénito do rei. Existe também príncipe, no sentido de título de nobreza em alguns países. Um príncipe representa o soberano de um principado.
O termo príncipe pode ser aplicado no sentido figurado, em que quer dizer que é o primeiro ou o mais notável em talento (ou noutros méritos). Também pode significar chefe. O termo príncipe pode também ser adjetivo de 2 géneros.
A palavra príncipe vem do latim princĭpe-, «chefe». Frequentemente, os portugueses pronunciam mal a palavra. Proferem “princepe”, em vez de pronunciarem corretamente a palavra, “príncipe”.
PUBLICIDADE