Cidade

Conheça a história de amor mais marcante de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 30-08-2024

Imagem: Visit Center Of Portugal

A história de amor de Pedro e Inês está enraizada na cultura de Coimbra. Diversos pontos desta cidade prestam homenagem a este amor proibido entre o futuro rei de Portugal e a dama de companhia da sua mulher. Mas o que torna esta história tão emblemática?

PUBLICIDADE

publicidade

Sabe-se que o Infante D. Pedro era casado com D. Constança, mas que se apaixonou por Inês de Castro, dama de companhia da sua esposa. O futuro rei marcava encontros românticos com Inês nos Jardins da Quinta das Lágrimas, localizado em Coimbra.

PUBLICIDADE

Depois da morte de D. Constança em 1345, D. Pedro passou a viver maritalmente com Inês, o que acabou por provocar a reprovação do rei D. Afonso IV e do povo.

O Visit Center Of Portugal escreve que, durante anos, Pedro e Inês viveram nos Paços de Santa Clara, em Coimbra, com os seus três filhos até que, a crescente reprovação do povo, levou o rei a mandar assassinar Inês.

Louco de dor, Pedro liderou uma revolta contra o rei e quando assumiu a coroa mandou prender e matar os assassinos de Inês, arrancando-lhes o coração. Mais tarde, jurando que se havia casado secretamente com Inês de Castro, impôs o seu reconhecimento como rainha de Portugal.

A história do amor de Pedro e Inês é, até aos dias de hoje, reconhecida em todo o país, principalmente em Coimbra, onde vários são os monumentos em homenagem ao casal.

Temos como exemplo a Quinta das Lágrimas, local célebre por ter sido cenário da história de amor de Pedro e Inês.Pode também visitar a bela ponte que atravessa o rio Mondego, com o nome do casal , ou o novo baloiço localizado localizado na Valdosa, em Santa Clara, que procura eternizar o amor deles.

Veja a Galeria:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE