Vamos

Conheça a história da presença militar em Coimbra

António Alves | 1 hora atrás em 24-10-2024

Uma simulação de uma trincheira da 2.ª Guerra Mundial ou os locais onde estiveram as forças nacionais destacadas. Estes são apenas alguns dos espaços do novo Centro Interpretativo da Brigada de Intervenção inaugurado quinta-feira no Aquartelamento de Santana em Coimbra.

PUBLICIDADE

Ao longo das cinco salas, a que se juntam os espaços versáteis multimédia e de exposições temporárias, é possível percorrer a história da presença militar na cidade. Nesta “fortaleza” (símbolo da Brigada de Intervenção), os visitantes são conduzidos através de vários séculos.

No primeiro espaço, são apresentados sete séculos de história da interação de forças militares não permanentes em Coimbra. Depois, é feita uma viagem desde os Caçadores de Coimbra até à extinção da Região Militar do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

A transferência da Brigada de Intervenção para a cidade, as forças nacionais destacadas da Brigada de Intervenção e um espaço dedicado à cidade de Coimbra fazem parte do percurso.

Conheça alguns dos espaços do novo Centro Interpretativo

O centro foi projetado por António José Oliveira e Ana Rita Marques. Foram eles que, “durante oito meses”, concretizaram aquele que era um dos projetos ambicionado pelo Chefe de Estado Maior do Exército.

Em declarações aos jornalistas, Eduardo Ferrão mostrou-se esperançado em que este espaço consiga “enobrecer a cidade e atraia ainda mais pessoas e turistas à cidade”.

O Chefe do Estado Maior do Exército afirmou ainda que o centro inaugurado quinta-feira em Coimbra signifique “o enaltecer do orgulho dos soldados em conhecerem os feitos e história do Exército”. “Conhecerem o contributo que dão ao desenvolvimento do país e de Coimbra é, de facto, algo de que se devem orgulhar”, frisou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o Chefe de Estado Maior do Exército

O Centro Interpretativo da Brigada de Intervenção tem entrada gratuita e funciona de segunda a quinta-feira entre as 09:00 e as 12:30 e das 14:00 às 17:00. À sexta-feira, o horário é o seguinte: das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 15:00.

Os grupos interessados em visitar o novo museu da cidade devem, primeiro, contactar a Brigada de Intervenção em Coimbra através do telefone 239 708 907ou do correio eletrónico brigint.rp@exercito.pt.

Veja o Direto Notícias de Coimbra no Centro Interpretativo

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE