Acredita em Milagres? Bem, há quem acredite que a Aldeia do Marvão, no Alentejo, é um “poço” de milagres.
Conta a lenda que o rei mouro Ibn Marwan, que dá nome à aldeia, escolheu este local pela sua posição estratégica, por oferecer uma vista privilegiada e proteção natural, tornando-o quase indestrutível.
A crença popular diz que, durante a conquista cristã, os habitantes de Marvão esconderam uma imagem sagrada da Virgem Maria para se protegerem dos invasores. Mais tarde, essa imagem teria sido milagrosamente revelada dentro de uma caverna iluminada por uma estrela, dando origem ao culto de Nossa Senhora da Estrela, padroeira da aldeia, revela o site Versa
PUBLICIDADE
Outra história garante que, há muitos séculos, quando a região estava constantemente a ser disputada entre mouros e cristãos, os mantimentos começaram a faltar e a aldeia ficou cercada, sem possibilidade de fuga ou de receber ajuda.
Os habitantes, desesperados e com os alimentos a escassear, estavam à beira de se renderem. Mas foi aí que o improvável aconteceu. Conta-se que, numa noite de desespero, uma mulher idosa, conhecida pelas suas rezas fervorosas, subiu ao topo das muralhas e lançou uma oração à Virgem Maria, pedindo um milagre, especifica o site Meteored.
Na manhã seguinte, um nevoeiro espesso cobriu toda a aldeia e deixou os inimigos confusos. Estes acreditaram que algo sobrenatural se passava e, dominados pelo medo, decidiram retirar-se.Desde então, os habitantes de Marvão consideram este evento como o “Milagre de Marvão”.
PUBLICIDADE