Região
Confrades de Maiorca prometem “defender” arroz doce (com carolino do Baixo Mondego)
O Paço de Maiorca acolheu este sábado, 16 de setembro, o III Capítulo da Confraria do Arroz Doce de Maiorca. Na cerimónia, a confraria teve oportunidade de entronizar dois novos confrades e nomear o primeiro Confrade de Honra da entidade.
Sugeridos pelos confrades Flora Cabete e Júlio Oliveira, o agente da GNR Jorge Luís Cardoso e a profissional de uma instituição Tatiana Mendes prometeram “defender” este doce feito com arroz carolino do Baixo Mondego.
Olga Cavaleiro, a antiga presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, tornou-se a primeira Confrade de Honra da Confraria do Arroz Doce de Maiorca. Na sua intervenção, a homenageada lembrou que esta é uma receita nacional “como tantas outras que podemos enumerar no país inteiro”. Mas, no caso em concreto, “esta comunidade sente-a como a sua receita”.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com o III Capítulo da Confraria do Arroz Doce de Maiorca
Matilde Azevedo é a Chanceler Mor. Em entrevista ao Notícias de Coimbra, a responsável afirmou que a forma como o arroz doce é feito em Maiorca “é único” a nível nacional. “O arroz que é produzido nos campos do Baixo Mondego, o leite que resulta da alimentação dos prados verdes de Maiorca e o carinho com que se faz são os principais ingredientes”, explicou.
Criada em 2020, a Confraria do Arroz Doce de Maiorca conta atualmente com perto de 30 confrades e tem como objetivo nos próximos tempos dispor de um espaço-sede para a realização de diversas iniciativas em volta deste doce típico da localidade.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com Matilde Azevedo
A animação do Capítulo esteve a cargo da Estudantina Feminina da Universidade de Coimbra. Na sessão usaram da palavra o presidente da Assembleia Geral da Confraria, Rui Félix; o presidente da Assembleia de Freguesia de Maiorca, António Jesus; o presidente da Junta de Freguesia de Maiorca, Rui Ferreira; o presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz, José Duarte Pereira; a vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Olga Brás; o presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Alcides Nóbrega; e o presidente da Turismo Centro de Portugal, Raúl Almeida.
Após o capítulo, as confrarias presentes realizaram um desfile pelas ruas históricas de Maiorca e tiraram a fotografia de grupo na escadaria do Paço de Maiorca.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com as boas-vindas da Estudantina Feminina da Universidade de Coimbra
Veja o Direto Notícias de Coimbra com o desfile das confrarias presentes neste capítulo
Related Images:
PUBLICIDADE