Região

Condeixenses elegeram vencedores do Orçamento Participativo de Condeixa

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 18-12-2023

Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo de Condeixa de 2023 e de 2022, cuja votação teve que ser repetida por questões jurídicas, apurando-se quatro propostas vencedoras nas duas edições do Orçamento Participativo.

PUBLICIDADE

publicidade

Os condeixenses que participaram na votação das propostas candidatas ao OP 2023 elegeram as propostas “Segurança na estrada” (517 pontos) e “Floresta mais segura” (489 pontos) como as vencedoras, enquanto que no se refere ao OP de 2022 as propostas aprovadas foram “Veículo para Equipa Reconhecimento e Avaliação da Situação” (465 pontos) e “Condeix@prende” (306 pontos).

PUBLICIDADE

Com 1698 participantes registados, a edição 2023 do OP Condeixa contou com 861 votos e a edição de 2022 com 777 votos.

A proposta “Segurança na estrada”, apresentada por Tiago Picão e com um orçamento estimado de 50 mil euros, prevê a modernização dos equipamentos de salvamento e desencarceramento.

O autor sublinha que “em qualquer situação de socorro, a segurança é o fator vital de toda a ocorrência, tanto para as equipas de socorro em si, como para as vítimas que dele necessitam” pelo que a aquisição de equipamentos mais sofisticados em termos tecnológicos e mais práticos e rápidos traduzir-se-á numa melhoria da qualidade do socorro e da rapidez do mesmo, que em manobras complexas que podem demorar horas.

Vítor Martins venceu o OP Condeixa 2023 com a proposta intitulada “Floresta mais segura”, que tem por base a aquisição de meios físicos para criar equipas de vigilância, prevenção e combate a fogos nascentes.

Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Condeixa-a-Nova, a Proteção Civil Municipal, a GNR de Condeixa e as Juntas de Freguesia, o projeto pretende dinamizar ações junto da população para mitigar a ocorrência de ignições por descuido ou desconhecimento da proibição de uso do fogo em determinadas alturas do ano.

Por outro lado, o proponente sugere a definição de percursos e zonas de forma a complementar a rede de vigilância da GNR e da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. Estas duas propostas esgotaram a capacidade financeira do OP Condeixa 2023, no valor de 100 mil euros.

As outras duas propostas submetidas a votação, intituladas “Escola de Sensações”, de Anabela Diogo de Lima”, destinada aos alunos com necessidades educativas especiais e “RAÍZ COMUM – Plataforma Comunitária para o Desenvolvimento Local”, de Ana Veríssimo, com a finalidade de criar uma plataforma online para a promoção dos produtos locais, com serviço de entregas ao domicílio, receberam, respetivamente, 365 e 351 votos.

Na edição de 2022 do Orçamento Participativo a proposta mais votada (465 pontos) foi apresentada por Tiago Picão e prevê a aquisição de um veículo tático que permitirá a criação de uma Equipa Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS).

A corporação já possui, no seu quadro ativo e de comando, bombeiros dotados de formação e experiência de vários teatros de operações, faltando apenas uma viatura que faça transportar aquela equipa em caso de acidente grave ou catástrofe, de modo a “garantir um fluxo de informação credível e imediato ao centro de situação, influenciando assertivamente o processo de decisão”.

A segunda proposta vencedora (306 pontos), da autoria de Anabela Diogo de Lima, prevê a criação de um novo espaço educativo inovador, também conhecido como “Laboratório de Aprendizagem”, no Agrupamento de Escolas de Condeixa.

Denominado “Condeix@prende”, o projeto pretende dar a todas as crianças e jovens em escolaridade obrigatória do concelho ferramentas que “potenciem as competências que o futuro lhes exige”, sublinha a autora, “desenvolvendo-lhes competências no domínio das diversas literacias, mas focando a sua atenção na literacia digital”. 

Entre as restantes propostas sujeitas a votação, “O nosso património cultural, num simples clique” obteve 200 pontos, “Segurança Mais – União de Freguesias de Condeixa” angariou 114 pontos, “Orquestra do AECondeixa” obteve 98 pontos, “Torneio Internacional das Ruínas – Voleibol” registou 94 pontos, os mesmo que a proposta “Reciclar rolhas de cortiça”, “Gap Year Condeixa” 91 pontos, e, finalmente, “The Condeixa Experience” recebeu 90 pontos.

Recorde-se que a votação das propostas admitidas ao Orçamento Participativo de Condeixa 2022 teve que ser repetida, decisão baseada em parecer jurídico após ter sido detetado um erro técnico na fase de validação e análise técnica das propostas apresentadas na edição do ano passado.

O Orçamento Participativo de Condeixa, implementado em Condeixa há mais de uma década, é um instrumento de participação da sociedade no processo de governação local, contribuindo para uma maior aproximação das políticas públicas às reais necessidades de toda a comunidade e para o exercício de uma cidadania participativa, ativa e responsável.

Podem participar, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE