Região
Condeixenses elegeram vencedores do Orçamento Participativo de Condeixa
Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo de Condeixa de 2023 e de 2022, cuja votação teve que ser repetida por questões jurídicas, apurando-se quatro propostas vencedoras nas duas edições do Orçamento Participativo.
Os condeixenses que participaram na votação das propostas candidatas ao OP 2023 elegeram as propostas “Segurança na estrada” (517 pontos) e “Floresta mais segura” (489 pontos) como as vencedoras, enquanto que no se refere ao OP de 2022 as propostas aprovadas foram “Veículo para Equipa Reconhecimento e Avaliação da Situação” (465 pontos) e “Condeix@prende” (306 pontos).
PUBLICIDADE
Com 1698 participantes registados, a edição 2023 do OP Condeixa contou com 861 votos e a edição de 2022 com 777 votos.
A proposta “Segurança na estrada”, apresentada por Tiago Picão e com um orçamento estimado de 50 mil euros, prevê a modernização dos equipamentos de salvamento e desencarceramento.
O autor sublinha que “em qualquer situação de socorro, a segurança é o fator vital de toda a ocorrência, tanto para as equipas de socorro em si, como para as vítimas que dele necessitam” pelo que a aquisição de equipamentos mais sofisticados em termos tecnológicos e mais práticos e rápidos traduzir-se-á numa melhoria da qualidade do socorro e da rapidez do mesmo, que em manobras complexas que podem demorar horas.
Vítor Martins venceu o OP Condeixa 2023 com a proposta intitulada “Floresta mais segura”, que tem por base a aquisição de meios físicos para criar equipas de vigilância, prevenção e combate a fogos nascentes.
Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Condeixa-a-Nova, a Proteção Civil Municipal, a GNR de Condeixa e as Juntas de Freguesia, o projeto pretende dinamizar ações junto da população para mitigar a ocorrência de ignições por descuido ou desconhecimento da proibição de uso do fogo em determinadas alturas do ano.
Por outro lado, o proponente sugere a definição de percursos e zonas de forma a complementar a rede de vigilância da GNR e da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. Estas duas propostas esgotaram a capacidade financeira do OP Condeixa 2023, no valor de 100 mil euros.
As outras duas propostas submetidas a votação, intituladas “Escola de Sensações”, de Anabela Diogo de Lima”, destinada aos alunos com necessidades educativas especiais e “RAÍZ COMUM – Plataforma Comunitária para o Desenvolvimento Local”, de Ana Veríssimo, com a finalidade de criar uma plataforma online para a promoção dos produtos locais, com serviço de entregas ao domicílio, receberam, respetivamente, 365 e 351 votos.
Na edição de 2022 do Orçamento Participativo a proposta mais votada (465 pontos) foi apresentada por Tiago Picão e prevê a aquisição de um veículo tático que permitirá a criação de uma Equipa Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS).
A corporação já possui, no seu quadro ativo e de comando, bombeiros dotados de formação e experiência de vários teatros de operações, faltando apenas uma viatura que faça transportar aquela equipa em caso de acidente grave ou catástrofe, de modo a “garantir um fluxo de informação credível e imediato ao centro de situação, influenciando assertivamente o processo de decisão”.
A segunda proposta vencedora (306 pontos), da autoria de Anabela Diogo de Lima, prevê a criação de um novo espaço educativo inovador, também conhecido como “Laboratório de Aprendizagem”, no Agrupamento de Escolas de Condeixa.
Denominado “Condeix@prende”, o projeto pretende dar a todas as crianças e jovens em escolaridade obrigatória do concelho ferramentas que “potenciem as competências que o futuro lhes exige”, sublinha a autora, “desenvolvendo-lhes competências no domínio das diversas literacias, mas focando a sua atenção na literacia digital”.
Entre as restantes propostas sujeitas a votação, “O nosso património cultural, num simples clique” obteve 200 pontos, “Segurança Mais – União de Freguesias de Condeixa” angariou 114 pontos, “Orquestra do AECondeixa” obteve 98 pontos, “Torneio Internacional das Ruínas – Voleibol” registou 94 pontos, os mesmo que a proposta “Reciclar rolhas de cortiça”, “Gap Year Condeixa” 91 pontos, e, finalmente, “The Condeixa Experience” recebeu 90 pontos.
Recorde-se que a votação das propostas admitidas ao Orçamento Participativo de Condeixa 2022 teve que ser repetida, decisão baseada em parecer jurídico após ter sido detetado um erro técnico na fase de validação e análise técnica das propostas apresentadas na edição do ano passado.
O Orçamento Participativo de Condeixa, implementado em Condeixa há mais de uma década, é um instrumento de participação da sociedade no processo de governação local, contribuindo para uma maior aproximação das políticas públicas às reais necessidades de toda a comunidade e para o exercício de uma cidadania participativa, ativa e responsável.
Podem participar, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE