Região
Condeixa reforça benefícios sociais para os bombeiros voluntários
Os bombeiros voluntários de Condeixa vão passar a ter direito a um reembolso de metade do valor do IMI e do valor da tarifa doméstica de água, saneamento e resíduos urbanos, entre outros benefícios, de acordo com o novo Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, aprovado esta quarta feira em reunião de Câmara.
O alargamento dos benefícios concedidos pela autarquia desde 2016 já tinha sido anunciado no início de dezembro pelo presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, durante a cerimónia de celebração do aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova.
PUBLICIDADE
“Estamos a cumprir algo que havíamos prometido e que é de uma consensual justiça para os bombeiros voluntários que, com sacrifício, generosidade e abnegação, asseguram diariamente, com grande dedicação e competência, uma das missões mais nobres que é a de salvar vidas”, justificou o edil Nuno Moita.
Entre as novas medidas de apoio previstas no Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova está o reembolso de 50% da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), até ao máximo de 500 euros.
Outro dos benefícios passa pelo reembolso de 50% do valor da tarifa doméstica de consumo de água, de saneamento e de resíduos urbanos, além da isenção do pagamento de ramal de ligação à rede pública.
Os bombeiros voluntários de Condeixa e os seus agregados familiares passam ainda a ter direito a apoio psicológico em situações de especial complexidade.
Estes novos benefícios juntam-se a outros já existentes, dos quais se destaca um programa de bolsas de estudo para os bombeiros voluntários que frequentam o Ensino Superior, no valor de 500 euros. Esta medida já permitiu atribuir um conjunto de bolsas no valor 9 mil euros, entre 2018 e 2021.
Em vigor estavam já outros benefícios como sejam o seguro de acidentes pessoais gerido pela Câmara e o acesso gratuito a equipamentos municipais desportivos e culturais e aos transportes urbanos do concelho de Condeixa-a-Nova, entre outras medidas.
Related Images:
PUBLICIDADE