O Sexo e a Cidade

Condeixa presta homenagem a Vergílio Correia com nova exposição itinerante  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-06-2020

O Museu Monográfico de Conimbriga, em Condeixa-a-Nova, apresenta, este sábado, a exposição “Vergílio Correia 1888-1944: Viagem de Estudo a Marrocos em 1923”, reunindo um conjunto de personalidades para prestar homenagem a uma das figuras mais relevantes da cultura portuguesa da primeira metade do século XX.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Figura inspiradora do recentemente criado Centro de Estudos com o seu nome e do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO, era, ademais, um homem de causas, educado nos princípios republicanos e defensor das liberdades. O destaque do valor desta figura relevante da cultura portuguesa, da 1ª metade do século XX, e o estudo da sua obra, poderão ser, entre outros, um importante contributo para a elevação de Conímbriga a Património Mundial da Unesco. É por estarmos convictos desta relevada importância a nível local, regional e nacional que novamente o revisitamos”, lê-se no catálogo da exposição.

Produzida pelo Centro de Estudos Vergílio Correia, Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e Associação Ecomuseu de Condeixa e comissariada por Miguel Pessoa e Lino Rodrigo, a exposição itinerante debruça-se sobre a viagem de estudo a Marrocos, realizada em 1923, pelo professor Vergílio Correia, fixada nas imagens fotográficas em chapa de vidro guardadas pela família do autor ao longo de um século, em parte exibidas nesta exposição, e que “revelam bem a marcha incessante dos estudos pluridisciplinares que tomou a seu cuidado e a terna atenção que o autor dedica aos seus contemporâneos, às nossas raízes e às de outros povos”.

Virgílio Correia coordenou os trabalhos arqueológicos em Conímbriga, de 1929 a 1944, foi diretor do Museu Nacional de Machado de Castro, professor de Estética e de História da Arte, da Universidade de Coimbra, membro da Academia Nacional de Belas Artes e do Comité Internacional do Museo delle Ceramiche in Faenza, entre outros.

O programa de apresentação da exposição itinerante “Vergílio Correia 1888-1944: Viagem de Estudo a Marrocos em 1923” arranca às 17 horas deste sábado, dia 20 de junho, com uma sessão de boas vindas dirigida por José Ruivo, diretor do Museu Monográfico de Conimbriga. Segue-se a apresentação do Catálogo da Exposição, por Raquel Vilaça, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Está ainda previsto o descerramento de uma placa de homenagem ao Professor Vergílio Correia, na sala de entrada do Museu, com a presença de família do autor e as intervenções de José Esteves Pereira, vice-presidente do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação e de Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. O evento termina com uma visita à exposição, guiada pelos comissários Miguel Pessoa e Lino Rodrigo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE