Região

Condeixa homenageia antifascistas António Pimentel e António Mateus

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 08-05-2024

Condeixa-a-Nova inaugurou duas novas ruas com os antropónimos dos antifascistas Pintor António Pimentel (1935-1998) e Professor António Mateus (1910-1972), no âmbito das comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A nova “Rua Pintor António Pimentel 1935-1998” fica localizada num arruamento da Urbanização Quinta dos Poços, proveniente da Rua D. Elsa Sotto Mayor, enquanto que a “Rua Professor António Mateus 1910-1972” passa a denominar a Rua 3 da Urbanização Quinta de São Tomé, com continuação para o loteamento do Município.

António Pimentel, começou a sua atividade artística sob a orientação dos artistas plásticos conimbricenses Carlos Ramos (pintura) e Mário Oliveira Soares (cerâmica). O pintor realizou a sua primeira exposição individual em 1957, e no mesmo ano ajudou na fundar o Círculo de Artes Plásticas da Associação Académica de Coimbra.

O Professor António Mateus dedicou-se à preparação de alunos para o 1.º ciclo liceal, em meados da década de 40. É por essa altura que começou a ser escrutinado pela PIDE, tendo o seu apoio aos adversários democratas do regime sido fatal para a sua carreira de professor.

António Pimentel já tinha sido homenageado pela autarquia através de memorial instalado nos jardins da Biblioteca Municipal

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE