Vamos

Condeixa: Festival Metamorfose com sete finalistas entre 82 projetos musicais a concurso

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-04-2021

O Festival Metamorfose, que consiste num concurso para projetos musicais com obras originais, recebeu 82 candidaturas, das quais escolheu sete finalistas, estando representados diversos estilos musicais, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O júri do festival, sediado em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, selecionou os sete finalistas que vão atuar aos sábados, entre maio e junho, afirmou hoje a organização, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

“Entre 17 de março e 10 de abril, músicos de todo o país, de várias idades e nacionalidades, com formações e propostas dos mais diversos géneros, confirmaram a necessidade de um evento como o Festival Metamorfose. Desde projetos a solo inéditos que esperam uma oportunidade, a bandas que tiveram os seus planos interrompidos, a adesão ao festival surpreendeu a organização”, realçou.

Os projetos foram escolhidos por um júri composto pela fadista Katia Guerreiro, o músico da Brigada Victor Jara e professor Manuel Rocha, o membro dos Quatro e Meia Tiago Nogueira e o cabeleireiro Carlos Gago.

O músico de Coimbra Duarte Papel, que acrescenta a uma vertente pop “influências disco, soul e r’n’b”, a banda de Lisboa Jacarandá, que mistura o blues com o rock psicadélico, e M1ndFull, um projeto que alia terapia à música, foram escolhidos para a fase final.

Entre os finalistas, estão ainda presentes a banda de rock RARA, que vai também buscar influências ao jazz e ao fado, o projeto Rosa Luxemburgo, que nasceu na república de Coimbra com o mesmo nome, a banda de ‘indie rock’ Terminal e o projeto que funde blues, rock e soul The Jeggas.

“Ficámos surpreendidos com a adesão tão massiva ao concurso, que está apenas na primeira edição e com datas relativamente curtas para a inscrição. Para além disso, recebemos muitos projetos com muita qualidade e grande diversidade de estilos”, disse à agência Lusa Tiago Nogueira.

Para o jurado, foi fácil fazer uma pré-seleção de 15 a 20 projetos, mas escolher “os sete foi mais difícil”.

“A qualidade era muita e eram muitos candidatos com projetos de grande qualidade. A verdade é que havia mais projetos que também mereciam estar nesta lista final”, referiu Katia Guerreiro.

Para a fadista, o festival também se distingue por surgir “numa altura tão difícil em que os novos artistas perderam a oportunidade de se mostrar e deu essa possibilidade a bandas e a artistas que não tinham tido essa hipótese”.

Depois das atuações, que vão decorrer na Academia de Música de Coimbra e que serão transmitidas ao vivo na rede social Facebook, os três melhores serão conhecidos no final de junho.

Os vencedores são apurados a partir do número de visualizações das atuações e da votação do júri e do público.

Os prémios monetários são de 500, 1.000 e 1.500 euros.

O Festival Metamorfose é uma iniciativa da Associação Asas à Imaginação, sediada em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE