Coimbra

Condeixa: Dominó Cerâmicas melhora o seu compromisso com o ambiente

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-04-2021

A Dominó Cerâmicas, em Condei-a-Nova,  afirma que desde o início da sua atividade sempre demonstrou um compromisso vincado com a conservação do ambiente e com a eficiência energética em todo o seu processo produtivo, neste sentido e em parceria com a Helexia Portugal foi instalada uma UPAC, para utilização de energias renováveis.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

No processo foi removida parte da cobertura de fibrocimento (material que continha amianto) e instalada a nova central. Com este melhoramento parte significativa da energia utilizada na fábrica será limpa e renovável, o que permitirá à Dominó uma redução da pegada carbónica de todos os seus produtos. A Ecoinside foi a entidade responsável pelo codesenvolvimento da parte técnica e comercial do projeto.

“A Helexia tem um forte compromisso com todos os clientes onde desenvolve projetos e é por isso que combinamos economia e ecologia para ajudar o seu negócio a crescer, com poupanças financeiras e redução de impacto no planeta. Sendo a Helexia a realizar o investimento na central fotovoltaica, garantimos que a DOMINÓ pode canalizar o seu investimento no core do seu negócio e dessa forma ajudamos a que continuem no seu caminho de desenvolvimento” refere João Guerra, Diretor de Marketing e Comunicação na Helexia

Hoje em dia, assumir um compromisso com o ambiente, é muito mais do que colocar uma etiqueta num produto, é garantir um fator de diferenciação ou de sucesso a uma marca, ou produto. Ao lado da qualidade, da durabilidade, do design, da funcionalidade, da inovação, etc., deverá existir um selo que garante que determinado produto é concebido de acordo com as mais rigorosas práticas protetoras do ambiente. Tendo em conta que a Dominó exporta praticamente metade da sua produção, o investimento numa UPAC revela-se como crítico, a curto, médio e longo prazo.

A produção de energia através de uma UPAC poderá ser vista como uma oportunidade, pois possibilita a produção local de energia limpa e própria, torna os processos produtivos mais eficientes, e permite iniciar a aplicação de modelos de economia circular. Estes pontos são essenciais para tornar as empresas mais sustentáveis e competitivas. Os mercados, sejam nacionais ou internacionais, exigem cada vez mais declarações de boas práticas ambientais e rótulos ecológicos. Em termos de exportação e competitividade a nível internacional, há uma maior aceitação e procura de empresas que tenham assumido preocupações ambientais, que estejam certificadas neste aspeto e que utilizem energia limpa nos seus processos de fabrico.

A nível da UE a meta estabelecida até 2030 é que 32% da energia gerada, seja através de fontes de energia renovável. Em Portugal a meta estabelecida é bem mais ambiciosa, 35% até 2030. A energia proveniente de fontes renováveis e as medidas de eficiência energética podem potencialmente atingir 90% das reduções de carbono necessárias. À medida que a transição acelera, as empresas com estratégias de longo prazo bem articuladas e um claro plano para abordar a transição vão distinguir-se com os seus stakeholders — clientes, parceiros, colaboradores e acionistas — ao inspirarem a confiança de que irão navegar esta transformação global.

 A Dominó fabrica e comercializa pavimentos e revestimentos cerâmicos, com diferentes medidas e para todo tipo de utilizações. No pavimento porcelânico, as medidas vão desde o 33×33 até ao 90×90 e 60×120 e no revestimento temos desde o 20×40 até ao 32,5×90. Materiais indicados para espaços residenciais, espaços comerciais e unidades hoteleiras e espaços exteriores, minuciosamente concebidos em termos técnicos e estéticos para diferentes tipos de utilização. Brilho e mate, com diferentes tipos de relevos e texturas, cores suaves e cores fortes e estílicos sóbrios, minimalistas, clássicos e urbanos. Muitas soluções para criar espaços elegantes, modernos e sofisticados.

A Dominó exporta cerca de metade do que produz e está presente nos quatro “cantos” do mundo, em mais de cinquenta países. Os seus mercados mais importantes são os mercados europeus, sobretudo os mercados da Europa Ocidental, como Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Países Escandinavos. Trabalha diariamente para ser o parceiro de negócio ideal para os seus clientes.

A HELEXIA investe na transição energética como um fator essencial para um desenvolvimento equilibrado e sustentável. e  está presente em toda a cadeia de valor dos projetos desde o desenvolvimento, construção, operação, manutenção e no financiamento.

Suportada por uma estrutura acionista sólida e com uma visão de longo prazo, a Helexia está presente em França, Itália, Bélgica, Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos tendo já realizado inúmeros projetos de eficiência energética, de produção descentralizada de energia e colocado em funcionamento mais de 240 centrais fotovoltaicas em coberturas e parkings, num total de mais de 55 MWp e 140 milhões de euros de investimento. A Helexia tem a ambição de se tornar cada vez mais num “player” de referência no setor dos serviços energéticos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE