Condeixa apoia crianças com dificuldades na linguagem
O município de Condeixa-a-Nova envolve cerca de 80 crianças no projeto de Terapia da Fala nos jardins-de-infância e escolas básicas do 1.º ciclo, foi hoje anunciado.
PUBLICIDADE
Introduzida em 2016, a medida conta com uma equipa de três terapeutas que têm como missão a “prevenção, a avaliação, o diagnóstico e, posteriormente, a intervenção e o acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras”.
“Trata-se de uma medida inovadora que decidimos prosseguir, garantindo um serviço que não está acessível à maioria das famílias e que é fundamental para um desenvolvimento bem-sucedido das crianças”, salienta Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, citado num comunicado enviado à agência Lusa.
O autarca destaca a ambição de promover “uma escola de excelência” e realça que todos os anos o município investe “uma parte significativa do orçamento na qualidade do ensino e na igualdade de oportunidades, nomeadamente através do ensino de Inglês aos alunos do pré-escolar, da oferta de manuais e materiais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo, além do investimento em transportes e refeições escolares”.
“A oferta de terapia da fala nas escolas do pré-escolar e 1.º ciclo é um projeto que promove a articulação entre os técnicos da autarquia e os profissionais do agrupamento, sendo esta essencial para o sucesso académico e a progressão dos alunos”, frisa o comunicado.
Segundo a nota, as educadoras e os professores “têm a responsabilidade de sinalizar as crianças que apresentem dificuldades nas áreas referidas anteriormente”.
Neste ano letivo, “têm vindo a ser realizados rastreios no sentido de averiguar outras necessidades de intervenção”, acrescenta o comunicado.
Related Images:
PUBLICIDADE