O município de Condeixa-a-Nova promoveu uma jornada de receção e boas vindas aos professores, funcionários e encarregados de educação, com a realização de uma caminhada, palestra, largada de parapente e sessões de cinema.
PUBLICIDADE
“Para muitos pais e professores é o primeiro contato que têm com a comunidade do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. É um momento que se reveste de grande importância para que todos os atores da Educação se conheçam e possam trabalhar em estreia parceria e cooperação para atingir os melhores resultados educativos”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa.
O edil recorda que a Educação “é dos setores onde o município mais investe”, com uma dotação superior a um milhão de euros, verba distribuída através da oferta de livros de atividades e material escolar aos alunos do 1º ciclo, do ensino do Inglês no pré-escolar, de sessões de terapia da fala, além de transportes e refeições escolares.
Dirigido aos professores, técnicos de ação educativa e manutenção, pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, o programa de boas vindas ao novo ano letivo 2018/2019 teve início pelas 9h30 na Escola Fernando Namora, onde foi recordado o centenário do nascimento do escritor, que se comemora no próximo ano.
De seguida, os participantes partiram num autocarro até à aldeia do Poço das Casas (Condeixa-a-Velha), onde teve lugar uma demonstração de voo em parapente com lançamento do Monte de Pega – Povoa de Pegas, a 328 metros de altitude.
Divididos por turmas, pais professores e funcionários foram convidados a assistir a sessões de cinema em espaços não convencionais, com a exibição de películas como “Retalhos da Vida de um Médico”, série baseada na obra de Fernando Namora ou “Aspetos da apanha da azeitona em Conimbriga e no Alentejo”, um documentário de 1939 realizado no ano da descoberta da Casa dos Repuxos, obra-prima da arquitetura e dos mosaicos romanos em Portugal, onde se retrata a marcha dos trabalhos realizados em Conimbriga, entre 1930 e 1944, sob a coordenação do arqueólogo Vergílio Correia.
Pelas 11h30 começou o passeio pelo Caminho de Santiago – Vale do rio dos Mouros, entre o Poço das Casas (Capela de São Cristóvão) e a Ponte Filipina.
Ainda antes do almoço convívio na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Zambujal – Antiga Escola, após a chegada ao Zambujal, houve uma visita à Igreja Matriz, seguindo-se de uma palestra, no Salão da Junta de Freguesia, sob título “De mãos dadas”, por Ana Paula Cordeiro, da Unidade de Saúde Fernando Namora.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.