Região
Concurso apoia criação de emprego no Pinhal Interior com 1 milhão
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro anunciou hoje a abertura de um concurso para apoiar a criação de emprego e atrair novos residentes ao Pinhal Interior, com uma dotação de um milhão de euros (ME).
Este concurso do Programa Regional do Centro (Centro 2030) servirá “para financiar projetos de criação do próprio emprego através da criação de empresas ou da criação de emprego por empresas já existentes no Pinhal Interior”, explicou a CCDR em comunicado.
PUBLICIDADE
Uma vez que os beneficiários são as empresas, destina-se “a apoiar a contratação de pessoas à procura de emprego, incluindo jovens, desempregados de longa duração ou pessoas inativas”, e também “as pessoas que pretendam criar o seu próprio emprego e as pessoas que se queiram deslocar para os territórios do Pinhal Interior para trabalhar”, acrescentou.
A presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, aludiu às características demográficas do Pinhal Interior, como “o envelhecimento populacional e a falta de mão de obra local para responder a todas as necessidades da atividade económica”.
“Pretende-se, com estes apoios, tornar o Pinhal Interior mais dinâmico em termos de geração de emprego, incentivando a contratação de pessoas que venham trabalhar e residir para este território”, frisou.
O concurso insere-se na Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior, do Programa Regional Centro 2030, enquadrado no Plano de Revitalização do Pinhal Interior.
Para efeitos destes apoios, o território do Pinhal Interior corresponde aos municípios de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penela, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Tábua, Vila de Rei e Vila Nova de Poiares.
Estão ainda incluídas as freguesias de Almaceda, Santo André das Tojeiras, São Vicente da Beira e Sarzedas (Castelo Branco), Barroca, Bogas de Cima, Silvares e União das freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo (Fundão), União das Freguesias de Friúmes e Paradela, União das Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego (Penacova) e Fratel, Sarnadas do Ródão e Vila Velha de Ródão (Vila Velha de Ródão).
Related Images:
PUBLICIDADE