Câmaras
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra aposta na Economia Circular
A sede Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra acolheu hoje, 22 de novembro, o seminário “Circular +, Potenciar as Compras Públicas”.
O evento promovido pela CIMRC teve como destinatários os técnicos municipais e demais interessados no novo paradigma de economia circular.
Incrementar a transição dos processos de contratação pública para a Economia Circular e a diminuição progressiva dos impactos ambientais das compras públicas é o objetivo do programa “Circular +” da CIMRC, integrado no Fundo Ambiental, no qual se integrou esta sessão.
A Economia Circular foca-se na preservação e valorização do capital natural e na minimização de desperdícios centrando-se no “fecho do ciclo” em toda a cadeia de valor”.
Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM RC, aproveitou o momento para explicar aos presentes o que quer dizer este “chavão da economia circular”.
O executivo teve ainda a oportunidade de revelar o que é que a CIMRC está a fazer no âmbito da “economia circular”.
A iniciativa contou também com participação de Joan Prummel, especialista europeu em Economia Circular, que consiste num novo paradigma baseado não só na redução, reciclagem e reutilização, mas também em novas utilizações de materiais transformados em matéria-prima para novos fins e redesign de produtos, diminuindo o desperdício.
Emílio Torrão, líder da autarquia de Montemor-o-Velho, abriu o evento que foi encerrado por João Ataíde, presidente da CIM RC, que também contou com a participação de Miguel Meirelles, da Direção Geral das Actividades Económicas.
O autarca montemorense “deu uma lição motivacional” inspirada em Nikola Tesla, “um homem fora de época”.
O tema da economia circular é o futuro, um caminho de sentido único, não é possível fazer inversão de marcha, salientou Emílio Torrão.
Related Images:
PUBLICIDADE